x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.173

Salario de Pastor - Prebenda

Dagoberto e Odilon

Dagoberto e Odilon

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 junho 2014 | 11:38

Bom dia caros amigos,

Estou com uma dúvida em relação a como realizar o pagamento do salario de um pastor de uma Igreja, saber como será descontada o INSS e o IRRF do mesmo, li algo sobre Prebenda se não me engano, mas não ficou um pouco claro para mim, se algum colega já tem um cliente assim agradeço o esclarecimento antecipado.

Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2, Chefe Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 3 junho 2014 | 09:52

Então colega....

Prebenda nada mais é que o pró-labore dos religiosos...é o nome do benefício ao qual eles têem direito pela pregação, palestra ou seja lá como chamem o serviço prestado.

Temos este tipo de cliente sim e o valor que lhes é pago, entra nos moldes de um pagamento a contribuinte individual. Há inclusive legislação federal que regula isto para efeito de IR. Deverá ser feito um recibo de pagamento a contribuinte individual onde conste a retenção dos 11%, IRRF etc...

Depois deverá ser feita SEFIP para informar à previdência social e a GPS para pagamento da parte retida (11%) bem como a parte da empresa (20%). Os 11% são despesa do contribuinte, pois será retido do valor a ser pago e os 20% são despesa da associação.

O tratamento é dado desta maneira em virtude do religioso poder pregar em outras igrejas ou palestrar em outras associações....

É assim que fazemos por aqui!

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.