x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 637

Rescisão de Contrato de Experiencia

Thiago oliveira

Thiago Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2, Operador(a) Telemarketing
há 10 anos Quarta-Feira | 4 junho 2014 | 12:30

Tudo começou quando passei em uma entrevista de emprego em fevereiro.

Foi me passado um e-mail para fazer exame admissional e entregar documentos no dia 20/02/2014, fiz todo procedimento, ao e ntregar carteira e os demais documentos não foi me dado nenhuma copia de contrato somente um formulário de admissão para inicio em 07/03/2014 e copia do exame admissional.
Em 07/03/2014 iniciei o treinamento , com mais 99 pessoas. Esse treinamento teve duração de um mês onde informaram diversas coisas mas como tinha muitas pessoas não dava para entender direito. Acabado o treinamento fomos começar a exercer a Função. Dentro do 3° mês fiquei doente e passei pelo médico que me deu atestado de 4 dias de quarta à sábado, e domigo eu tinha uma folga que era concedida pela empresa (há 4 finais de semanas trabalhado ou sab ou domingo se ganha um cheio). Porem tinha visto o sistema de escalas que é informatizado a ultima vez na terça feira e la estava a folga no domingo e como tava de atestado de quarta à sábado voltei para o trabalho somente na segunda. Ao olhar o sistema de escalas la estava uma falta no domingo questionei com minha líder que me informou que isso tinha sido explixado em treinamento que atestado tirava essa folga concedida pela empresa e que no portal deles também tinha a norma coletiva e me mostrou o caminho (que eu nem sabia que exisitia) só sabia do Manual do Tele . Aceitei e expliquei que não sabia desses procedimentos, pois estava em contrato de experiência e queria ser efetivada.
Chegou dia 03/06/2014 no meio do expediente minha líder pediu que eu pega-se minhas coisas e acompanha-se, então fui ate uma sala onde estava a minha supervisora que informou que iria terminar o contrato comigo por causa dessa falta pois não tinha como explicar isso para o RH. Pediu que eu assina-se o aviso de demissão com a Data 03/06/2014 pelas minhas contas 89 dias de um contrato que foi falado 90 dias e com a data para recebimento da rescisão 12/06/2014 e homogação 26/06/2014.
Minhas dúvidas:
1- Eu por estar em período de experiência não entender o sistema deles, seria motivo de madar embora por causa dessa falta?
2- Eles pegaram minha carteira no dia 20/02/2014 e disseram que iria demorar a entrega por se tratar de muitas pessoas e que tudo é resolvido no RJ e ate hoje não devolveram, isso é correto?
3- Assinei um monte de papel na admissão e não me deram nenhuma cópia de contrato.
4- Se eles sabiam que iam me mandar embora no termino de contrato eles podem depositar vr e vt para desconto integral na rescisão?
5- No caso do termino de contrato como especificado na carta de aviso de demissão, eles teriam ate dia 05/06/2014 para me pagar por mais que se trate de uma rescisão antecipada por parte do empregador pois eles podem sim dar o prazo de 10 dias corridos porem nunca ultrapassando os dias do contrato de experiência.
6- A empresa no mês de maio com pagamento agora para junho teve o dissidio eles podem mandar embora assim mesmo sem nenhuma multa prevista?
Por fim queria saber se cabe uma ação contra a empresa pois me senti lesado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 6 junho 2014 | 14:49

Thiago, boa tarde.
Sugiro a você que consulte o Sindicato da categoria, eles irão te orientar.
No caso de retenção dos documentos (Carteira de Trabalho e outros), nesse caso é bom procurar o Ministério do Trabalho/delegacia regional do trabalho de sua cidade, você também pode consulta-los com relação as suas dúvidas, acho até melhor.
Boa Sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.