x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.023

GFIP retenção de inss

CRISTIANE ELISE SCHMIDT

Cristiane Elise Schmidt

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 10:15

Bom dia

Tenho uma empresa do simples nacional, sem empregados, apenas 1 pro-laborsta com Recolhimneto de inss no valor de R$ 79,64.
Fiz a folha de abril normal e recolhi o INSS. A folha de maio tambem já fiz, mas ainda não oi recolhido inss. Vimos agora que em abril e maio esta empresa prestou serviço e foi retido INSS. No mês de abril e retenção foi de 343,20 e no mês de maio a retenção de 11% de Inss foi de 365,20. Como abril já recolhi inss sobram os R$ 343,20 a compensar e já que maio ainda não foi recolhido eu retifico a minha GFIP informando o tomador de serviço, a retenção de 365,20 e compenso o INSS de 79,64 nesta Gfip. Fica então ainda de maio saldo a compensar de 285,56.
A GFIP de abril tenho que retificar tambem, informando tomador e retenção ou não? Poderia ao inves de retificar a GFIP de abril, usar o valor retido e nas proximas competencias informar compensação de recolhimento a maior referente abril?

agradeço quem ajudar

Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2, Chefe Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 10:52

Bom dia !


A informação deve ser baseada na realidade:

A nota fiscal de serviço com retenção em abril deve ser considerada e a SEFIP retificada. Então constará crédito previdenciário de R$ 79,64 que, apesar de recolhido, não era devido. Além deste c´redito por pagamento indevido, haverá também o saldo resultante do valor retido na NFS e o valor retido do recibo de pré-labore. A diferença também é seu crédito. Proceda da mesma forma nos meses subsequentes até que o saldo se extingua... ou solicite restituição junto à RFB através de Per-Dcomp.

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 14:14

Realmente o Perdcomp demora muito, temos um cliente aqui que sofre a retenção mensalmente, então tenho que fazer o Perdcomp pois sempre sobra saldo a restituir, mas tem Perdcomp que fiz a quase 2 anos e ainda se encontra em análise, para as empresas que possam ficar alguns meses posteriores sem a retenção, compensa deixar este saldo para ser compensado.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2, Chefe Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 18 junho 2014 | 16:36

Bota eternidade nisso....rsrsrs .... é quase vitalício...ou melhor, neste caso "mortalício"...pois o sujeito morre e não se ressarce.....lkkkkkk

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.