x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.184

Recibo de RPA emitido por quem tem carteira assinada

soraia

Soraia

Iniciante DIVISÃO 1, Micro-Empresário
há 10 anos Quinta-Feira | 26 junho 2014 | 21:46

Tenho carteira assinada, e quero prestar serviços como autônomo, posso utilizar o mesmo nº do INSS para preencher recibo de RPA??

E onde devo pagar o recibo?? nos correios ? os valores da minhas prestações de serviços são pequenos devo contribuir com 11% ou 20%

Desde já muito obrigada a quem puder me ajudar.

Marcio Kuster

Marcio Kuster

Prata DIVISÃO 2, Chefe Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 27 junho 2014 | 09:06

Bom dia Soraia...

Algumas orientações:

Tenho carteira assinada, e quero prestar serviços como autônomo, posso utilizar o mesmo nº do INSS para preencher recibo de RPA??

Se você tem Carteira Assinada como empregada de algum estabelecimento comercial, você possui inscrição no PIS. Com este cadastro no PIS, você pode realizar recolhimentos como autônomo. Mas se você possuir além desta inscrição no PIS, também uma inscrição de autônomo junto ao INSS, deverá usá-la, pois entendo ser mais específica para seu caso. Mas não precisa fazer uma inscrição de autônomo caso não a tenha. Basta usar seu número de PIS mesmo.

E onde devo pagar o recibo?? nos correios ? os valores da minhas prestações de serviços são pequenos devo contribuir com 11% ou 20%.

Supondo que o recibo citado seja a GPS de Autônomo código 1007, seu pagamento deverá ser feito junto a rede bancária, casas lotéricas, etc.

O recolhimento será feito com base em 20% sobre sobre os serviços prestados respeitada a tabela de retenção previdenciária e com piso de um salário mínimo. Portanto, o recolhimento será determinado entre R$ 144,80 e R$ 878,05.

"Mudar é preciso.Crescer é consequência. Amar é fundamental."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.