x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.442

Incidência de Adicional de Insalubridade

Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 12:29

Boa tarde.

Tenho uma amiga que tem uma clínica veterinária e os funcionários recebem adicional de insalubridade. Acontece o seguinte:


Um funcionário observou que em suas férias, o adicional de insalubridade não foi calculado na base de cálculo da férias. Dai vem minha pergunta: Incide adicional de insalubridade para o cálculo de férias e 13º salário? Pois, se sim, não foram calculados para os funcionários dessa empresa desde 2012. A empresa da minha amiga vai pagar alguma multa por isso? Ou somente a contabilidade deverá recalcular as diferenças?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 12:53

Juliana, incide nas férias, décimo terceiro, no aviso prévio.
Com relação ao décimo terceiro, terá que recalcular a folha, gerar a SEFIP e recolher com encargos.
Com relação as férias, eu, faria da seguinte forma;
a - Calculo a média com o salario atual (não esquecendo do 1/3 CF), faria um recibo mencionando a qual período aquisitivo se refere, e também pagaria em dobro, haja visto se o empregado ingressar com uma ação na justiça, em sua maioria solicitará que o pagamento seja em dobro
Exemplo;

- Diferença de Férias Ad.Insalubridade .........r$....
- 1/3 cf/88....r$
- Total bruto ..r$
- INSS. ..r$...
- irenda...r$.. (se houver)
- Líquido a receber....R$

b - Lançaria na folha de Julho,na coluna de credito, como Diferença de Férias(ad.insalub), e 1/3 cf/88, e no campo débito, como liquido pago referente dif.de férias.

Lembrando que essa verba e tributável para INSS, FGTS e I.Renda.

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 2 julho 2014 | 13:58

Prezada Juliana,

O que nosso amigo Carlos mencionou esta correto!

Agora cabe a empresa a indenizar todos os funcionários que não receberam, inclusive dependendo do caso o pagamento dobrado. Regularize a situação o mais breve possível evitando problemas!

att

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.