x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.407

Recolhimento Retroativo de FGTS de Domestico

Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 10:22

Caros nunca ouvi falar a respeito,

minha duvida é a seguinte, tem um cliente que tinha um caseiro. o mesmo era registrado desde 2009, porem não recolhia o FGTS. ..
agora ele demitiu o caseiro e o mesmo perguntou sobre o seguro-desemprego, então foi informado que ele so tem direito se o empregador recolhe-se o FGTS... Agora o empregador quer ajuda-lo, e perguntou se tem como fazer o recolhimento retroativo de 2009 ? isso e possível para domestico ja que é facultativo? qual procedimento tomar? qualquer ajuda e valida!!!

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 10:28

Olá Bruno bom dia

Veja:

Empregada doméstica registrada recolhendo somente o INSS. Pretendemos recolher o FGTS, como proceder?

Cumpre-nos esclarecer, primeiramente que com o advento da Lei nº 10.208, de 23/03/01 (DOU de 24/03/01), - antes precedida da Medida Provisória nº 1.986/99, alterada para MP 2.104-15/01 - facultou-se ao empregador doméstico a opção pelo recolhimento de 8% do FGTS, desde março/2000.

Ressaltamos que, após o primeiro depósito na conta vinculada, o empregado doméstico será automaticamente incluído no FGTS.

Dessa forma, não pode haver recolhimento retroativo do empregado doméstico.

Para a realização dos recolhimentos o empregador doméstico deverá estar inscrito no CEI (Cadastro Específico do INSS) e o empregado possuir inscrição na Previdência Social - número de PIS.

A inclusão do empregado doméstico no FGTS é irretratável com relação ao respectivo vínculo contratual, ou seja, tendo o empregador optado em realizar o referido recolhimento a um determinado empregado, não poderá deixar de efetuá-lo quanto a este empregado.

Ressalta-se que a opção pelo recolhimento do FGTS poderá ocorrer a qualquer momento do vínculo empregatício, não havendo rescisão contratual para referido recolhimento.


Fonte: Cenofisco

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.