x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 8.552

Rescisão por dispensa cancelada e saque do fgts realizado.

Fernando Garcia Gomes de Araújo

Fernando Garcia Gomes de Araújo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 11:50

Tenho um problema, fiz uma rescisão por dispensa de um funcionário dia 18/06/2014, no dia 23/06/2014 foi cancelada a rescisão e todos os papeis referentes a mesma, menos a chave, pois fui cancelar hoje 04/07/2014 na caixa, chegando lá fui informado que a mesma não pode ser cancelada pois o funcionário já sacou o fgts. Como devo proceder nesse caso?

OBS: fiz a rescisão dele no dia 29/06/2014 como pedido demissão, cumpriu aviso.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 4 julho 2014 | 12:51

Olá Fernando

Seja Bem Vindo ao Fórum Contábeis!

Para cancelar a rescisão quando há saque do FGTS o empregado teria que devolver os valores, caso contrário não existe possibilidade de cancelamento.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 11:21

Entendi.
Ele foi dispensado sem justa causa, sacou o FGTS, a rescisão foi cancelada e posteriormente foi feito e concretizado um pedido de demissão.
Já foi cogitado ao empregado a devolução do valor sacado?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 13:59

Fernando, o ideal é que você compareça ao atendimento empresarial da Caixa, acompanhado do empregado para buscar orientações de como será feita a devolução dos valores. Por se tratar de um caso atípico, é difícil afirmar pra você o procedimento correto.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:06

E quando o FGTS é pago em duplicidade? Não sei o que a moça do DP arrumou, que a maioria dos funcionários receberam três competências duas vezes, é só fazer uma restituição de valores?

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Fernando Garcia Gomes de Araújo

Fernando Garcia Gomes de Araújo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:09

Bom Dia.

Fui na Agência da Caixa da minha cidade e ele me falou que como o funcionário se desligou da empresa não precisa fazer nada. Ele me falou que teria que devolver o valor sacado do FGTS se a mesma tivesse sido desligada e retornado a ativa na empresa pelo cancelamento da rescisão.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:57

Fernando, como sugestão, se tiver outra agencia da Caixa próximo a você procure, e faça as mesmas perguntas, apenas para desencargo de consciência. As vezes somos mal instruídos por atendentes despreparados e logo vem as pendências. A Empresa pode ser notificada pelo MTE por liberar o FGTS a um empregado que pediu demissão.

Boa sorte!

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Renata Souza Barbosa Vaz

Renata Souza Barbosa Vaz

Bronze DIVISÃO 5, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 12:01

Bom dia!

Eu instruiria você da seguinte forma: Vá até a Caixa, setor de FGTS e tire a dúvida diretamente com eles.

Caso a resposta seja a mesma do atendente, peça por escrito para não ter problemas posteriormente.

Att.,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.