x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.561

Pessoa Física registrando empregados

Sergio Gelli

Sergio Gelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 12:26

Boa tarde

Já tenho CEI e tenho Empregados Domésticos registrados.

Agora deesejo registrar mais um funcionário que será uma espécie de gerente de várias das minhas atividades.

1-Qual a função e código de função que deverá constar na sua Carteira Profissional ?

2-Esse empregado terá direitos regido por qual sindicato?

3-Tenho que abrir uma nova CEI para fazer esse registro?

Agradeço a atenão.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 13:16

Boa tarde, se este novo contratado prestar serviços no "ambito residencial", não necessita novo CEI. Pode-se qualificá-lo como "Secretário Particular" por exemplo, regido pelo piso estabelecido pelo Governo de SP.

Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 17:02

Boa tarde Sérgio, mas na carteira dele não vai escrito que ele é doméstico, nem pode, a idéia do Flavio é boa, põe secretário... ser doméstico só tem haver com o serviço prestado por ele não ser para uma atividade que gere lucro, e lembre-o que o FGTS ainda é opcional, rsrs ... e empregados domésticos não tem abono do PIS.

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Sergio Gelli

Sergio Gelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 17:25

Prezado Samuel e Flavio

Entendo que devo evitar, neste caso, um registro como empppregado doméstico.
Quero que este funcionário tenha os mesmos direitos que teria se estivesse empregado no comercio, induśutria ou qualquer lugar que dê os direitos que essas classes estão acostumadas.

Já teria feito isso se eu tivesse uma empresa. Mas não tenho, assim quero saber se há meios de fazer esse registro que de plenos direitos para um empregado de uma pessoa física (eu)

Não pretendo fazer economia deixando de pagar fgts, inss e poutras coisas. Como você lembrou, um doméstico não recebe PIS, seu salário desemprego é uma miséria, Isso vai com certeza gerar descontentamento futuro, visto que este empregado é diferente de um simples doméstico.

Assim, refaço a pergunta: Como pessoa física, como faço um registro de um empregado que tenha os mesmos direitos trabalhistas de um comerciário, bancário, escriturário, metalúrgico, etc???

Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 julho 2014 | 17:38

Nesse caso você terá que abrir um CEI o FGTS é opcional ele pode muito bem ser empregado doméstico e ter FGTS e com o CEI é possível, e terão todos os direitos, porém sobre o abono do PIS, para ele ter direito a isso você teria que registra-lo em uma empresa, já que o abono é apenas para funcionários vinculados a CNPJ, mesmo por que empregadores domésticos mesmo os que têm CEI não informam a RAIS, de onde a CEF puxa os dados para o abono.

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)
Sergio Gelli

Sergio Gelli

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Sábado | 12 julho 2014 | 06:42

Ok Mas como disse antes, esta situação não vai ser aceita por esse funcionário que preciso muito.

Alguém tem alguma sugestão de que ipo de empresa com CNPJ posso abrir para acomodar esse empregado mas que não tenha muitas agruras fiscais?

Mais uma pergunta. Os funcionários de dentistas, advogados, engenheiross que não tem empresa também ficam sem PIS ?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 12 julho 2014 | 08:54

Sergio, com relação ao PIS, se esse empregado receber mais de 2 salários mínimos (R$1.448,00) mensais não terá direito, mesmo que seja registrado como funcionário de uma empresa.
Os funcionários de profissionais liberais realmente não tem PIS, já que não possuem CNPJ, e sim CEI.



Samuel S. Rodrigues

Samuel S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sábado | 12 julho 2014 | 18:15

Sérgio, concordo com o Márcio, e na minha opinião pessoal, não vale a pena abrir uma empresa por um funcionário, por melhor que ele seja, vai ficar mais caro o molho que o peixe, compensa mais então você pagar o abono do PIS para ele (R$ 724,00/ano) isso se ele ganhar menos de 2 salários, por que o resto é igual mesmo, só é preconceito dele não querer ser doméstico, embora isso não vá na carteira e em nenhum documento que ele precise, só será para fins administrativos de SEFIP, outra sugestão é colocar então outro cargo como consultor financeiro por exemplo.

________________________________________________________________________
"Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!"
(Mário Sergio Cortella)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.