x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 496

Eduardo

Eduardo

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quarta-Feira | 16 julho 2014 | 21:50

Olá Pessoal
Estou com um grande problema, o contador antigo de nossa empresa procedeu de forma errada o preenchimentos do sefip:
Desde agosto de 2012 esta empresa efetua o sefip, informa os valores retidos em notas do 11% dos tomadores até ai ok, acontece que desde esta data a empresa não paga o fgts de seus empregados, o contador simplesmente fazia uma nova sefip, informava o valor retido dos tomadores novamente e tirava a guia de fgts para por em dia em caso de demissões dos funcionários. Mas a sefip feita era apenas do empregado que seria demitido, os outros nao eram informados nem na modalidade 9. Tenho um valor considerado para pedir restituição mas com certeza dará divergências, pelo que conheço acredito que deverei fazer os sefips desde Agosto de 2012 colocando os funcionários já demitidos na modalidade 9 e os que ainda não demiti na modalidade 1, pois a empresa não pagará ainda o fgts, estou correto? Para ai sim pedir restituição dos valores ok?
Aguardo uma ajuda
Obrigado!

Raphael Teixeira Lins Bispo

Raphael Teixeira Lins Bispo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 julho 2014 | 08:16

Eduardo, bom dia!

Para conseguir a restituição dos INSS precisará regularizar as informações da GFIP, para isso basta enviar uma nova declaração com todos os funcionários participantes do movimento na modalidade 9.

Ah, somente uma observação, você mencionou que a empresa não recolhia o FGTS, mesmo com as retenções a empresa deve ter valores a recolher de outra entidades (terceiros), se não for optante pelo simples nacional anexo IV, é necessário verificar se ela recolheu esses valores, pois a RFB só libera quando está tudo regular, declarações e pagamentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.