x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.243

acessos 231.271

CAGED - Portaria nº 768/2014

Celso Serrano Araujo

Celso Serrano Araujo

Prata DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 16:42

Boa tarde Pessoal,

Estou pesquisando como solucionar a seguinte situação, e gostaria da ajuda de vocês:

Uma empresa sem nenhum funcionário, contrato um trabalhador que está recendo seguro desemprego no dia 02/10. Enviamos o CAGED com a admissão no dia 05/10, onde no TOTAL DE EMPREGADOS EXISTENTES NO 1º DIA é informado 0.

O problema é que a empresa demitirá esse funcionário no dia 31/10. Essa movimentação, a demissão, será enviado no movimento do dia 07/11, e no campo TOTAL DE EMPREGADOS EXISTENTES NO 1º DIA informarei 0, ao validar o arquivo está acusando um erro, onde informa que o saldo está negativo -1.

Como declarar apenas a demissão no dia 07/11...

Agradecido,
Celso Serrano Araujo

GILDA LINS

Gilda Lins

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 16:44

Amigo eu sei que vai custar um pouco mais mas o certo é ter um programa de folha para facilitar sua via ou pedir para o programa que já tem atualizar o sistema com essa opção.

Rodrigo Gonçalves Ferreira

Rodrigo Gonçalves Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 16:50

Celso Serrano, eu acho que o MTE precisa ver isso, a quantidade de empregados no último dia do mês quando formos transmitir o CAGED mensal.

É esperar e ver se haverá alguma mudança no programa...

Att
Rodrigo G. Ferreira
Aux. de Depto. Pessoal
Ebenezer Contabilidade LTDA.

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 16:56

Celso!

Vê se isso te ajuda!!!

CAGED - Total de empregados do último dia negativo. (Erro 123)

Incidente

Ao validar o arquivo do CAGED no ACI, retorna o erro: Tipo de Movimentação de Desligamento não pode ser cadastrado. Total de empregados do último dia negativo. (Erro 123)

Causa

Esse erro ocorre, pois o arquivo CAGED foi gerado de forma incorreta.

Solução

1. Entre no módulo Arquivos Magnéticos;

2. Selecione o serviço Importação: CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;

3. Verifique as seguintes opções:

'Consolida Informações?', essa informação não deve ser marcada para que o contador do arquivo fique correto;
'Primeira Declaração?', só deve ser marcada essa opção no caso de ser o primeiro arquivo de CAGED enviado pela empresa, os próximos arquivos não devem estar com essa opção marcada.

Filipe Damasceno

Filipe Damasceno

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 17:07

Galera, tudo bem, sempre que se fazer um caged diário deve-se colocar o número de funcionários do primeiro dia do mês da competência. Até ai tudo bem, e quando se for fazer o mensal, já que teremos que excluir os que já foram mandados pelo CAGED diário, iremos colocar também o número de funcionários do primeiro dia do mês de competência, só que a quantidade de funcionários no ultimo dia vai ficar errado, já que os que mandamos pelo caged diário não vão constar na relação e a soma é automática.

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 17:28

Felipe!

Eu uso a Folhamatic, ela tem a opção!

Fiz algumas simulações aqui, e realmente esse funcionário que exporto no movimento diário ele não aparece no saldo, quando faço o mensal, ele não é exportado novamente, só os que tiveram movimento normal.
Para exemplificar : eu tinha 103 dia 01/10/14
Contratei 1 funcionário, então ficaria 104, certo.
No decorrer do mês são mais 8 até agora, então ficaria 112!
Tive 1 demissão, saldo 111.
Mas aparece 110,
Não sei como será corrigido isso!!!

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 17:42

Michele!!

Mas isso vc faria em que data?
Se for em 07/11, estará enviando em atraso.
Se enviar no dia da admissão do colaborador, um exemplo, hoje!
Se tiver mais alguma movimentação durante o mês vai ficar do mesmo jeito, tudo descontrolado, o saldo não vai bater!!

Att

JORGE LUIZ ALVES BEZERRA

Jorge Luiz Alves Bezerra

Prata DIVISÃO 5, Supervisor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 09:36

ATENÇÃO | MUITO IMPORTANTE!

Surgiu uma dúvida em nosso escritório relativo a quais as situações em que o empregado deverá ser informado no Caged Diário (data de admissão).

Se não me engano, ontem o Ricardo alertou aqui no fórum que praticamente todas as situações apresentadas na consulta ao MTE sobre seguro do empregado, serão motivo para que a admissão seja incluída no Caged diário.

Vide a tabela incluída no anexo deste tópico.

Diante do exposto, nos dirigimos ao atendimento do plantão fiscal do MTE e fomos orientados a enviar o Caged Diário para todos os empregados com situação na consulta de seguro desemprego, independente da nomenclatura.

Somente se não houver qualquer situação no sistema SEguro desemprego é que o Caged será enviado no prazo de até o dia 7 do mês subsequente.

Em virtude dessa orientação, estamos revisando todas as admissões realizadas desde 1º de outubro e analisando se teremos de gerar o DARF de pagamento de Caged fora de prazo.

Lembrando que é praxe as empresas encaminharem a documentação para admissão fora de prazo de admissão, o que acarreta no pagamento do referido DARF, autuação por parte da fiscalização do MTE, e nos casos de o empregado está recebendo seguro desemprego, a denúncia da empresa e empregado de crime contra a legislação com previsão de prisão.

MUITO CUIDADO COM AS ADMISSÕES A PARTIR DE AGORA!

Espero ter ajudado grande parte dos amigos do fórum.

Jorge Luiz

Jorge Luiz Alves Bezerra
Supervisor, coordenador, palestrante, consultor
Legislação Trabalhista e Previdenciária

Site: https://www.jltreinamentoeconsultoria.blogspot.com
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
email: [email protected]
CLAUDILENE

Claudilene

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 11:47

Bom dia.

Encaminhei um arquivo da Caged ACI, onde o funcionário foi admitido hoje e notificado a ser entregue a Caged diária. Fiz todo o caminho para entrega, porem quando eu imprimi o recibo, aparece como movimentação mensal e não como movimentação diária.... Fiz algo errado? Como devo arrumar?

Linda Maffia

Linda Maffia

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 13:15

Boa Tarde!
Por Favor, alguém poderia me ajudar, trabalho no depto pessoal mais não tenho muita experiência
tem uma funcionária entrou ação trabalhista, estou com o acordo trabalhista em mãos.
a admissão 07/02/2003 e demissão 15/04/2014, não foi entregue o caged nem de admissão e nem de demissão
estou precisando fazer mas não estou conseguindo, por favor, poderia passar passo a passo como tenho que fazer no programa
ACI - Caged. Tenho que fazer um Darf multa por atraso qual é codigo e a data da apuração que coloco no DARF e o vencimento.
Tenho prazo de 05 dias para entregar a documentação para funcionária ir dar entrada no seguro desemprego.
Fico no aguardo!
Att.

Linda

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 13:39

Boa Tarde Pessoal

Tive uma admissão hoje e informei ao caged deu tudo certo.
Quando imprimi o recibo Ex: quantidade 1º dia = 5 (correto) Admissões 1 (errado) total ultimo dia 6 (errado)
Por que assim eu tive duas admissões este mês só que uma delas não tive que informar no caged diário por dar requerimento não encontrado quando consultei sobre o seguro desemprego, só que como eu não fiz o caged diário ele levou admissões 1 e foram 2 e o total do ultimo dia seria 7 e não 6 por que tive mais 1 admissão.

Com alguém já aconteceu isso?
O que devo fazer ?
Como arrumar?

Se alguém puder me ajudar eu agradeço.


Talita Luzia Ciafa Guidi
ALINE BRASIL

Aline Brasil

Prata DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:20

PESSOAL,

esta questão de estar aparecendo um número incorreto de funcionários no primeiro dia do mês, deve ser problema relacionado ao sistema de folha que vocês usam. Eu aqui no escritório utilizo o SIGER (RECH), e não tive este problema. Ele puxa certinho a quantidade de funcionários do primeiro dia...bem como a devida soma com as admissões que estou informando diariamente.



revejam isso, de repente pode não ser problema no CAGED em si...

Att,
Aline Brasil
Tecg. Gestão em Recursos Humanos
Rinaldo Ponhozi

Rinaldo Ponhozi

Prata DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:48

Só tenho uma coisa a dizer:

E viva a Presidenta e seus Assessores, Ministros, Secretários... este sistema é uma mina de ouro, vai gerar uma quantidade enorme de multas que eles vão pensar em expandir esta experiência para outras declarações... vai ajudar a fechar o Caixa.

Não tem nenhum movimento dos empresários brasileiros, para regularizar esta bagunça? Nós somos a ponta de baixo, mas o pessoal de cima tem que ver que, do jeito que está, a despesa vai acabar aumentando, fora o trabalho inútil que estão proporcinando para os funcionários.


Em tempo: Vão acabar pensando em rever e aumentar o valor da multa, no momento ainda é "baixa"....

Talita

Talita

Prata DIVISÃO 2, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 14:57

Boa Tarde

Eu fiz um caged diário, e acho que o problema deve ser a forma do caged mesmo, por que meu programa gera certinho.
O problema no caged não é o primeiro dia a quantidade de funcionários pois esta informação puxa certinho.
O problema é quando eu informo uma admissão ao caged na data da admissão e tive uma outra admissão na mesma empresa e na mesma competência, pois admitidos quando vc informa a movimentação o programa caged entende aquela admissão informada e a outra que não precisou informar no caged diário para o programa ela não existe ainda entende?

Tomara que quando enviarmos a declaração mensal o programa junte as informações e corrija esta quantidade.

Com alguém já aconteceu?
Tem alguém que pode me ajudar?

Fico no aguardo.

desde já agradeço a colaboração de todos

Talita Luzia Ciafa Guidi
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 9 outubro 2014 | 15:00

Linda Maffia,
Deverás gerar um "Acerto". No programa ACI, tecle F1, que aparecerá o menu de ajuda com informações de como fazer a declaração. Também dá para fazer o download do Manual, no site do Caged.

Talita,
O importante é que o número de empregados no 1º dia esteja correto, e esse número deverá ser o mesmo para todas as declarações que enviares no mês.
Não se sabe, ainda, como vai ficar essa situação do número de empregados no último dia, inclusive na entrega do CAGED mensal, onde não deverá constar os empregados já informados.



Página 16 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.