x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1.243

acessos 231.271

CAGED - Portaria nº 768/2014

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 11:54

Noelino dos Santos

Bom dia !!

O importante é que nos casos que teremos que enviar não foi alterado nada, continuam somente os mesmos 3 casos!!!

Valeu

Amanda Valle Bezerra

Amanda Valle Bezerra

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 13:15

Prezados, boa tarde!

Estou tentando enviar o meu CAGED mensal ref. 10/2014, porém precisava fazer o acerto de um funcionário que não inclui em 09/2014 (não se enquadra em nenhuma das situações que deveriam ser enviadas no dia da admissão).
Porém, ao tentar cadastrar e salvar com o acerto, aparece um erro: "a declaração de uma competência antecipada não pode ter movimentações de acertos".
Já tentei colocar como competência 10/2014, porém ai ele informa que o acerto deve ser de competência anterior a da atual.

Como posso resolver?


Atenciosamente,



Amanda Valle Bezerra
Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 13:25

Boa tarde, vou fazer o registro de um funcionário e me deparei com isso na consulta:

Número do PIS-PASEP:XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Nome: XXXXXXXXXXXXXXXXXX

Situação: Notificado

Tempo de Serviço: 15 meses

Motivo: Mais de 02 anos da Data de Demissão/Suspensão
Procedimento:

Prezado Sr(a).
Por gentileza procure um posto do SINE ou conveniado o qual fez o seu cadastro para ações de emprego e solicite seu histórico e em seguida dirija-se a um Posto do Ministério do Trabalho e Emprego com a seguinte documentação:

-Carteira de Trabalho;
-Formulário do Seguro-Desemprego (via marrom);
-Rescisão do Contrato de Trabalho;
-Histórico do trabalhador fornecido pelo SINE.


Devo registrar e enviar o CAGED hoje ou a pessoa precisa resolver esse problema primeiro?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 13:47

Bruno Alexandre,

Para excluir a informação enviada indevidamente, deverá ser feito um Acerto. O problema é que acredito que só quando a competência passar para 11/2014, no sistema do CAGED, é que irá aceitar acerto do mês 10/2014.

Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 13:59

Cesar

Boa tarde!

Pelo que consta, ele não se enquadra nas exigências da nova tabela, lá está claro, só deve ser enviado nos casos de:
Parcela a Emitir
Parcela Emitida
Parcela não recebida
Att.

Cesar

Cesar

Diamante DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:06

A tabela que vale então é a que está em anexo com o nome:

Tabela das Situações do CAGED - por Talita Luzia Ciafa Guidi
Enviado por: Luciano Candido em 14/10/2014 08:40

Então aquela antiga que tinha que enviar pra 90% dos casos não vale mais?

Obrigado.

Amanda Valle Bezerra

Amanda Valle Bezerra

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:35

Não,

Tratam-se de acertos do mês 07/2014 e 09/2014.


Conforme já havia dito em outro tópico, ao tentar cadastrar e salvar com o acerto, aparece um erro: "a declaração de uma competência antecipada não pode ter movimentações de acertos".
Já tentei colocar como competência 10/2014, porém ai ele informa que o acerto deve ser de competência anterior a da atual.



Amanda Valle Bezerra
Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 14:42

Amanda Valle Bezerra

Veja se isso te ajuda:

Como declarar informações de Competências anteriores? (Acerto)?
R:Tais informações devem ser feitas como ACERTO. Para cadastrar um acerto, deve-se seguir os passos: Abrir o Aplicativo ACI, disponível no endereço https://granulito.mte.gov.br/portalcaged/paginas/TL_downloads.xhtml / Abrir declaração da competência vigente (declarar o total de empregados do primeiro dia do mês de declaração e não da movimentação) / Acessar a aba Acerto / Acessar a aba Cadastrar Acerto / Preencher os dados solicitados¹ / Clicar no botão Gravar ou ainda seguir os passos abaixo:




1)Abrir o aplicativo ACI

2)Ir em Arquivo e clicar em “Converter para acerto”

3)Selecionar a competência vigente para envio do CAGED

4)Gravar arquivo no diretório desejado

5)Ir na aba autorizado e completar informações de contato (nome, CPF e e-mail)

6)Clicar em salvar e em autorizado gravado com sucesso clicar ok

7)Clicar para gravar Declaração (figura disquete verde no final do aplicativo)

8)Selecionar diretório pra gravar arquivo caged acerto

9)Transmitir o arquivo no endereço granulito.mte.gov.br

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 5 novembro 2014 | 16:26

Amanda, fiz uma simulação de Acerto, gerando o arquivo no meu programa de folha de pagamento e usando a competência 10/2014, e ao analisar no programa ACI, realmente deu erro. Aí resolvi analisar no "CAGED Web" (site do MTE), e deu "arquivo correto". Só não enviei, claro, para ter certeza que realmente aceitou ...

JANAINA RAFAELA RIBEIRO SOARES

Janaina Rafaela Ribeiro Soares

Bronze DIVISÃO 2, Analista Processos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 08:41

Bom dia, Pessoal.

Vi em vários lugares no tópico que no caged do mês 10/2014 aparecerá apenas as informações que não foram enviadas no CAGED diário, sendo assim em meu relatório apareceram:

Funcionários 1º dia do mês - 233
Admissões - 00
Demissões -01
Último dia do mês - 232

Na competência 10/2014 tive 05 admissões, mais somente 3 foram informadas pelo caged diário, pois as outras não estavam recebendo seguro então não havia necessidade de informar, sabem me dizer se elas deveriam aparecer no CAGED mensal? ou se é normal as admissões aparecer como 00.


Obrigada!

att

Janaina Soares

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 09:05

Janaína, bom dia!

No meu entendimento, é normal não aparecer as movimentações diárias, porém, as outras devem aparecer:

Exemplo:

1º dia mês: 202
Admissões no mês: 3
Demissões no mês: 4


Das 3 admissões 1 foi necessária ser informada na data da admissão por estar recebendo o seguro desemprego, sendo assim, ficaria da seguinte forma a movimentação mensal:

1º dia: 202
Adm: 2
Desl: 4
Ultimo dia mês: 200

A movimentação diária não entra, segundo algumas informações, após o dia 20/11 será liberado o extrato no site caged onde contemplará as movimentações diárias, ficando da seguinte forma:

1º dia: 202
Adm: 3
Desl: 4
Ultimo dia mês: 201

Att,




Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 09:09

Janaina Rafaela Ribeiro Soares

Pelo que vi por aqui, essas 2 admissões que fez (não estavam recebendo SD) deveriam constar no seu Caged 10/14.
E as 3 admissões diárias, somente irão aparecer qdo tirar o extrato do Caged no dia 20.

att

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 09:15

Pessoal, bom dia!

Estou com o seguinte erro no caged:

Tipo de Movimentação de Desligamento não pode ser cadastrado. Total de empregados do último dia negativo. (Erro 123)

Meu caged da filial esta negativo devido as movimentações diárias, seguem:

primeiro dia: 0
Admissões: 4

Todas admissões foram necessárias transmitir na movimentação diária pois todos estavam recebendo seguro desemprego, porém, uma pediu demissão e ficou da seguinte forma a movimentação mensal:

primeiro dia: 0
Admissões: 0 (pois todos foram informados no caged diário)
Demissões: 1
Ultimo dia mês: -1

Ficou negativo meu caged e não consigo validar, esta gerando o erro 123 mencionado acima.

Alguém já teve caged negativo? como devo proceder?

Obrigado,

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Cassio Garcia

Cassio Garcia

Ouro DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 09:39

Carlos Valdenei

Bom dia Carlos!!

Essa e muitas outras questões ainda vão surgir, estão dizendo que teremos que esperar dia 20 para tirar o extrato do Caged para sabermos a quantidade de funcionários que vamos colocar no Caged no dia 1º de cada mês. (Obs admissões diárias não somam automaticamente).
Então se eu tiver 3 funcionários registrados, contratar 10 pelo caged diário, e 4 pedirem demissão, vou ficar com saldo negativo também).
O seu caso é o que eu já havia dito logo no inicio desse tópico, vamos esquecer sua demissão por hora, se hoje você fosse fazer uma nova admissão, qual seria o saldo inicial de funcionários? (Comp/11)
0(zero) já que o extrato só sai dia 20, ou
3 considerando, 3 admissões e 1 demissão!
Imagine as empresas que tem centenas de funcionários, com varias admissões e demissões no dia a dia, vai chegar uma hora que vai ser impossível saber qual será o saldo correto de funcionários!!!
Espero que tenha alguém que já tenha passado por isso e tenha conseguido resolver, eu ainda não entendi como vai ficar isso!!!
Att

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 10:01

Carlos Valdenei, um caso como o teu já foi relatado aqui no tópico, no mês passado. A resposta que dei foi:

Postada:Terça-Feira, 14 de outubro de 2014 às 15:13:57
Celso, situação complicada essa ... não é permitido o envio de informações já declaradas anteriormente, é o que consta nas famosas "orientações" do MTE ... Será que eles vão disponibilizar uma nova versão do ACI que contemple essas questões do somatório de empregados no último dia do mês?? .... Se eu fosse você, tentaria uma resposta junto ao Ministério, enviando um e-mail para o Caged. Se não houver resposta, se não houver atualização da versão do programa até o dia 07/11, então eu informaria "1", para pelo menos poder enviar dentro do prazo.

Carlos Valdenei

Carlos Valdenei

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 6 novembro 2014 | 10:08

Realmente é complicado Cássio, também não tenho a mínima noção de como fazer, o programa deveria aceitar negativo e no extrato do dia 20 computar, mas é aquela questão, inventam e não envolve quem faz para analisar as dificuldades... Esse é o nosso Brasil/governo, sempre melhorando para eles... hehe...

Registrei a dúvida no site, se tiver resposta, o que acho pouco provável, eu posto aqui.

Obrigado pela resposta.


Abraços,

Carlos V. Domingos
"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Página 29 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.