x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 632

Contribuição Confederativa

Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 13:36

Boa tarde Colegas,

Gostaria de saber como os colegas estão se portando referente a Cobrança de Contribuição Confederativa Patronal para Microempresa, optante pelo simples e Não Associada ao sindicato da categoria?

No meu entendimento essa contribuição não é obrigatória, mesmo que tenha previsão em convenção coletiva. É devida apenas para empresas associadas ao Sindicato.

Alguém pode compartilhar experiências a respeito?

Obrigada

Fernanda

magno bastos de paula

Magno Bastos de Paula

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 13:48

Fernanda Leandra Ferreira Antonio ,

Sim concordo com você.Fiscais do MTE já me informaram que não é obrigatório o recolhimento.

"As Dificuldade estão para todos os lados,basta apenas encara -las,para conquistar o sucesso" . Magno Bastos
Gustavo

Gustavo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 13:48

Boa tarde Fernanda.

Como o desconto é previsto em lei, as empresas geralmente pagam.

E quando os sindicatos são questionados sobre empresas sem vínculo empregatício, eles dão a seguinte justificativa: "agora as empresas não tem funcionários, mas futuramente podem ter, então precisarão de amparo sindical em algum momento". Isso geralmente faz com que as empresas paguem.

Porém, pelo menos aqui na região, nunca fiquei sabendo de sindicato que se negou a homologar ou amparar por falta de pagamento de alguma contribuição, inclusive de empresas com funcionários e que se negaram a pagar.


Espero ter ajudado.

Att.

Atenciosamente, Gustavo.

Depto. Pessoal.
Fernanda

Fernanda

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 14:13


Obrigada pelas respostas... fiquei preocupada pois ao questionar o sindicato, eles disseram que se a empresa não pagar a contribuição confederativa, futuramente poderá ser cobrada judicialmente. Alguém já foi cobrado judicialmente por não recolher essas contribuições?

Fernanda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.