x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.014

Retenção de INSS - tomador não é obra - não tem funcionário

Josiane Cassaro da Silva

Josiane Cassaro da Silva

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 10:34

Bom dia,

Pessoal estou com uma grande dúvida, meu cliente é optante do simples nacional (serviço: gesso) ele prestou serviço para uma empresa do comércio (supermercado) e emitiu a NFPS com retenção de INSS.
A empresa tomadora disse que não precisa alocar os funcionários na obra, minha dúvida é como lançar esta retenção na SEFIP, visto que não há funcionário alocado e assim devo gerar no cód. 115 normal.
O que posso fazer neste caso?
Desde já obrigada!!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 15:16

Josiane, para poder lançar e abater a retenção terá de ser feita a GFIP com código 150, informando o tomador, e marcando a opção "informação exclusiva de retenção" e aí não precisará alocar nenhum funcionário. Os funcionários deverão ser alocados num tomador com os dados da empresa, se não houverem outros tomadores, claro.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 15:45

Sim, Josiane, vais gerar o arquivo com o código 115, importar no SEFIP, cadastrar os tomadores, alocar, e gerar um novo movimento com o código 150 ... deve dar tudo certo.

Flor

Flor

Bronze DIVISÃO 3, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 12:22

Bom dia pessoal
aproveitando a pergunta da amiga Josiane.

Preciso de ajudaaa
Tenho uma empresa que não é optante pelo simples, não tem funcionários e não retirada de pro-labore, porem uma pessoa fisica que prestou serviços para esta empresa e gerou INSS . Esta pessoa fisica declarou na dirf que prestou serviços e foi paga porem não sei como declarar na sefip e fazer a retenção de INSS sobre este valor?

Desde já agradeço

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 5 maio 2015 | 13:45

Flor, boa tarde.
Faça o cadastro deste trabalhador, utilizando a categoria "13". O resto é o procedimento normal para emitir uma GFIP.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.