x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 12.501

Assinatura Carteira de trabalho retroativa

Andrei Lopes

Andrei Lopes

Iniciante DIVISÃO 2, Entregador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 agosto 2014 | 21:36

Boa Noite a todos,

Primeiramente gostaria de expressar que não trabalho na área, mas gostaria de esclarecer uma duvida em relação a empresa que eu trabalho.

Pois bem, sou entregador de jornais, meu caso aconteceu da seguinte forma.

No dia 28 de janeiro de 2014 comecei a trabalhar em uma empresa jornalística, onde exerço a função de entregador de jornais na madrugada, normalmente meu horário de trabalho é o seguinte:
Domingo ( jornal de segunda ) entro as 22 horas e saio as 02:30
Segunda (jornal de terça ) entro as 22 horas e saio as 02:30
Terça (jornal de quarta) entro as 23:00 e saio as 04:30
Quarta (jornal de quinta) entro as 22 horas e saio as 02:30
Quinta (jornal de sexta) entro as 23:00 e saio as 05:30
OBS: Lembrando que não começo a entregar o jornal as 22:00 ou as 23:00 e sim começo a fazer a preparação do jornal, etc.. para depois sair para entregar.

- Ai me surge a minha primeira duvida, tanto eu como meus colegas nós não temos cartão ponto, nós assinamos um horário totalmente diferente do que trabalhamos em um papel impresso que a empresa faz e nós assinamos.

- Eu quando comecei a trabalha no dia 28 não tinha carteira de trabalho ( extravio ), fui orientado pela empresa a fazer etc.. se passou um bom tempo ate que realmente me pediram a carteira, e não foi por maldade minha, falta de tempo, esquecimento, nunca pensei e não penso ate o momento algo de n ser certo com a empresa. Se passando algum tempo, dia 27/07/214 finalmente entreguei minha carteira de trabalho.
A explicação é um pouco longa, mas vou tentar resumir, mas com grande detalhes para poder receber ajudar de todos, bom, quando foi solicitado para mim a carteira de trabalho pela empresa exatamente no dia 10/07/2014 me fizeram assinar um papel onde continha como se eu tivesse recebido valores referente a 13° salário e ferias, assinei o papel com o intuito de proteger o empregador (palavras do próprio ) para não ter problemas depois, e com a promessa de que quando eu entregasse minha carteira aqueles valores seriam pagos.
Pois bem, solicitei a nova carteira de trabalho, entreguei, e fui falar com a pessoa responsável para acertar os valores, ai que vem minha surpresa, a mesma pessoa que me disse que eu era obrigado a assinar aquele papel de como estivesse recebendo no ato da assinaturas valores correspondente ate a aquela data e com a promessa de pagar o valore quando eu entregasse a carteira me falou que não iria pagar nada, que norma da empresa era não pagar nada para quem não tivesse carteira assinada. ai que começa minha dor de cabeça e duvidas.

- Eu tenho direito a receber algo ( 13° salário e ferias ) mesmo sem ter carteira assinada deste tempo?
- Caso eu solicite a empresa que faça a assinatura da minha carteira desde quando eu entrei na empresa, isso é possível?


Quando esta pessoa veio até mim pedindo para que eu assinasse aquele papel eu entendi que ele estaria fazendo uma acordo comigo, exemplo: te pago este tempo sem carteira assinada das coisas que tu tens direito e agora começamos do zero com a carteira assinada a partir da data que eu entregue, ai estaria tudo certo, so gostaria de uma boa explicação, eu estou errado em solicitar isso? em momento algum no período que eu estava sem carteira me foi informado que eles n pagavam nada de diretos para quem não tinha carteira assinada, me achei muito prejudicado ( mesmo sabendo que a carteira quem não entregou no inicio fui eu ).

Existe alguém que eu procure que os force a assinar minha carteira sobre este período retroativo? tenho este direito?

OBS FINAIS:

Estou com um problema de saúde, onde faz 2 dias que estou consultado médicos, onde foi solicitado raio x e fui encaminhado para um ortopedista com urgência para sanar um problema de dores na perna esquerda e nas costas, não sei dizer a causa disso, sei dizer que doí muito, onde estou tomando remédios muito fortes para dor. Caso a empresa resolva me colocar para rua isso é legal? mesmo eu tendo este problema? sou amparado por leio sobre esta questão?


Gostaria de agradecer ante mão a todos que se disponibilizar a responder minhas questões, realmente estou precisando muito de orientações, e gostaria de falar que não quero me aproveitar de forma alguma de nenhuma situação, eu só exijo e quero o que tenho de direito, nada mais, somente o que é meu, eu não quero nenhum centavo a mais que não seja meu. Lembrando que não tenho queixa ou problema algum sobre salário, remuneração ou algo do tipo, somente as questões acima.

- Ultima pergunta que veio agora, questão de periculosidade, eu teria direto? Li que entrou em vigor uma nova lei, já esta valendo? posso pedir isso para o empregador? caso ele se negue a pagar estes valore?


Obrigado a todos.

att

Andrei Lopes

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Domingo | 3 agosto 2014 | 13:06

Andrei, infelizmente isso acontece e com muita frequência.
O correto é a empresa registrar com data retroativa e recolher todos os encargos (fgts/inss e outros)
Como em seu relato a empresa parece que não irá fazer, sugiro você que acione a justiça(pode ser também o sindicato) ou contrate um advogado trabalhista, lembrando que você tem até dois anos para reclamar os últimos cinco.

Letícia Costa

Letícia Costa

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 08:56

Isso mesmo Andrei. Vejamos que na empresa há outras irregularidades como o horário de trabalho de que é marcado totalmente diferente do verdadeiro horário.

Procure o sindicato da classe e exponha tudo isso, para que seja tomada as devidas providências!
E outra, eles tem sim fazer um acerto com você do tempo de carteira assinada, quer dizer que esses sete meses foram trabalhados para não receber férias proporcionais, e nem 13° proporcional?

Comunique ao Sindicato ou mova uma reclamação trabalhista.

Atenciosamente;

Letícia Costa

Tecnóloga em RH
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 10:15

Andrei,

Siga o conselho dos colegas acima e procure seu sindicato, ou mesmo a justiça e exija seus direitos!
Agora lembre-se de uma coisa, jamais assine algum documento contendo informações diferentes da situação em si!
jamais assine algo referente a valores, que você ainda não recebeu. e sempre que você assinar algum documento, no ato sempre exija uma copia do mesmo a você, ou se possível, sempre tire uma copia dos documentos, (ponto etc..)




att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Andrei Lopes

Andrei Lopes

Iniciante DIVISÃO 2, Entregador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 11:48

Agradeço muito a resposta de todos, realmente o que esta acontecendo comigo é algo sem cabimento, exemplo, chego para trabalhar agora e tem outra pessoa no meu lugar, como se eu não fosse mais trabalhar, mas perante a todos os fatos a mim nada foi comunicado, então até onde eu sei continuo trabalhando e sendo funcionário desta empresa, de forma alguma aceito ser demitido desta forma e outra não vou ser bobo de não ir trabalhar para justificar alguma penalidade ou até mesmo eles querem configurar abandono de emprego.

Estou aguardado alguma manifestação da empresa, mas continuo trabalhando e indo fazer minhas obrigações, até mesmo ontem no meio do trabalho cabei tendo que fazer consulta por que estava com muita dor, referente ao problema que comentei.

Muito obrigado pelas respostas.

att

Andrei Lopes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.