x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 2.092

GFIP em Atraso com Parcelamento de INSS

Regiano Marcelo de Lara Flores

Regiano Marcelo de Lara Flores

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 4 agosto 2014 | 09:05

Sr(a)

Bom Dia! Estou com uma duvida tremenda, tenho um cliente que precisa fazer algumas GFIP em atraso de informações de FGTS pois a funcionária pediu conta do emprego, o caso é o seguinte se eu no momento da nova informação GFIP, (Excluir dados anteriores) para informar o novo movimento, como ira ficar a questão do Inss uma vez que os dados anteriores referente ao Inss foram parceladas? Sera incluso novas dividas no Inss? Em Informações complementares posso colocar o numero do processo ao qual iriei pedir compensação ? Essa GFIP posso mandar modalidade Individual?

Sr(a) preciso de respostas praticas e não de novos link com resoluções ou leis que venham tentar me auxiliar pois nem mesmo um inspetor da RFB soube me responder.

Sem mais desde já grato pela atenção de todos.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2014 | 14:16

Boa tarde, tivemos caso parecido onde houve a retransmissao de GFIPs, tendo o cuidado para as informaçoes de INSS "baterem" exatamente com os já
informados, sem problema algum. Se houverem mais funcionários, informe a demitida na modalidade branco e as demais na modalidade 9.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2014 | 14:20

Regiano, você quer fazer GFIPs para recolhimento do FGTS em atraso, só de uma funcionária, é isso? É só enviar uma nova GFIP com a funcionária na modalidade "em branco" e os outros trabalhadores na modalidade "9".

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 16:33


Boa tarde, estou com uma situação inversa.
Preciso enviar GFIP em atraso e recolher o INSS.
Ocorreu que o funcionário trabalhou de 11/2011 à 01/2014.
Recebeu todos os direitos e o FGTS na rescisão.
Porém haviam ausência de GFIP dos mêses 04/2013, 06/2013, 07/2013, 13/2013 e 01/2014 (o mês da rescisão).
Foi outro escritório que fez essa rescisão, não sei como fez existindo essas pendências.

Faço uma GFIP em atraso na modalidade 1?
Pois não pode gerar o FGTS.

Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 16:59

Egiane Aparecida

Primeira deve-se fazer o levantamento para saber estas competências não constam apenas para este funcionário ou abrange a todos. Segundo, precisa observar se houve ou não pagamento. Terceiro, Solicite ao escritório anterior as GFIP enviadas.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 18:00

Márcio Padilha Mello,

Algum tempo aconteceu comigo. Enviei a GFIP normal e passei a guia para a empresa. A empresa pagou a guia. Todavia, houve uma falha no processamento GFIP na Caixa Economica. Posteriormente, solicitei o extrato para fins rescisório e nele destacava a ausência de GFIP. Neste caso o colaborador da Caixa solicitou que enviasse uma nova GFIP na modalidade 9.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 28 agosto 2015 | 18:18

Vagnuenes J. Oliveira,

Estranho, comigo nunca aconteceu, mas você não é o primeiro aqui no Fórum que comenta sobre isso, e alguns inclusive tinham a GRF paga e o depósito não apareceria na conta do trabalhador.
Nesse caso, tendo sido pago o FGTS, usa-se a modalidade "9" mesmo.

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 11:13



A situação foi a seguinte:
O cliente é de nosso escritório. Com apenas 1 funcionário. Na época 2013,2014, não havia funcionário aqui no escritório e muitas coisas não estavam sendo enviadas corretamente. O cliente pediu para outro escritório fazer apenas a rescisão e foi só isso que o outro escritório fez...
Estou com a rescisão aqui em mãos, com extrato do fgts, a chave gerada na época, tudo certinho.
Mas não tem Gfip enviadas naqueles períodos específicos e também não houve o pagamento de INSS. Estive na Receita e peguei uma relação com as Gfip enviadas.
O outro escritório não soube informar nada porque quem fez essa rescisão não trabalha mais com eles.
O restante do período trabalhado tenho as Gfips aqui comigo.
É muito confuso e estranho. Difícil de entender para resolver a pendência.
O cliente precisa de certidão negativa urgente.
Na receita disseram que é só enviar as Gfip e pagar, mas não sabem orientar como fazer.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sábado | 29 agosto 2015 | 11:32

E no extrato (para fins rescisórios) do FGTS constam "competências não localizadas nesta conta vinculada"?
A questão é saber se foi depositado todo o FGTS desse empregado, ou se algumas competências estão em aberto.
Se todo o FGTS foi recolhido, então é só enviar as GFIPs com a modalidade "9", e depois emitir a GPS em atraso, no site da RFB, e pagar ...

Egiane Aparecida

Egiane Aparecida

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 08:57


Márcio, é um extrato simples da caixa, estão faltando algumas competências que foram recolhidas no dia da rescisão.
Tem anotações de valores em caneta, tudo indica que pegaram os valores que faltava direto na caixa e efetuaram o recolhimento.
A rescisão foi 31/01/2014 e a chave saiu para saque do FGTS no dia 06/02/2014.
Posso enviar na modalidade "9" mesmo sem ter sido enviada Gfip anteriormente?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 10:17

Egiane, a única maneira, que eu saiba, de depositar o FGTS é enviando a GFIP antes. A guia (GRF) só é impressa após o envio do arquivo pelo Conectividade Social. O ideal é conseguir um extrato para fins rescisórios do trabalhador para confirmar os depósitos.
A modalidade "9" é usada quando já foi enviada uma GFIP anteriormente ...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.