x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.546

Competência 13 - Fora do Prazo

Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2014 | 16:16

Boa tarde,

Precisei gerar uma GFIP referente à competência 13 de 2012, que não havia sido enviada desde então. Precisamos regularizar a nossa situação com a Previdência, mas não sei se os procedimentos realizados estão corretos.
Gerei a GFIP da competência 13 de 2012, dentro do prazo, como me orientou a atendente da CAIXA, e incluí os valores no campo "Base de Cálculo do 13º Salário da Previdência Social". No resumo das informações à previdência social constantes no arquivo SEFIP empresa, aponta dois valores, um correspondente ao ''valor devido à previdência social calculado SEFIP'' e o outro como ''Contribuição Segurados - Devida.''

Primeiramente não sei se era esse o procedimento para envio da GFIP fora do prazo, e também não sei como proceder para os próximos passos, neste caso, para calcular os valores atuais devidos. Alguém pode me ajudar?? Estou caindo de pára-quedas nesta função e ainda estou bem perdida.

Agradeço desde já

Mayra

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 6 agosto 2014 | 17:41

Olá Mayra

Seja Bem vinda ao Fórum Contábeis!

Enviou a GFIP 13 2012 apenas declaratória, na modalidade 1?
Existe valores a recolher de INSS?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 09:32

Olá Vânia, muito obrigada!
Então eu enviei a sefip 13 de 2012 na modalidade 1 preenchendo apenas o campo "Base de Cálculo do 13º Salário da Previdência Social" com os valores do décimo terceiro. Dentre os arquivos gerados há o " resumo das informações à previdência social constantes no arquivo SEFIP empresa" que aponta dois valores, um correspondente ao ''valor devido à previdência social calculado SEFIP'' e o outro como ''Contribuição Segurados - Devida.'' Fiquei na dúvida pois imaginei que a competência 13 fosse apenas declaratória, não é isso?
Pensei que teríamos que pagar apenas a multa correspondente ao atraso do envio, mas também não sei como devo calcular esse valor...

Obrigada

Mayra



Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 10:47

Mayra veja bem

A GFIP 13º deve ser enviada apenas declaratória, mas informando o valor que foi pago no dia 20/12 de INSS refente ao 13º Salário.
Este pagamento foi efetuado no prazo ou também não?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 7 agosto 2014 | 18:18

Sim Vânia, os valores já foram pagos no prazo.
Por enquanto lancei apenas na sefip, ainda não transmiti via conectividade por receio de algum erro...
O que você sugere?
Como fazer o cálculo desta dívida por atraso?

Obrigada

Mayra

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 8 agosto 2014 | 12:16

Mayra bom dia

Se a GPS foi paga você precisa apenas transmitir a GFIP na modalidade 1, não tem mais o que pagar.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Mayra

Mayra

Iniciante DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 14 agosto 2014 | 18:36

Pessoal agradeço pelas informações.

Mas ainda estou com dúvidas a respeito dos valores a serem pagos referente à esse atraso.

Primeiramente gostaria de saber se gerei a GFIP corretamente com relação às tabelas auxiliares da SEFIP, sendo uma GFIP de 2012, eu deveria usar as tabelas daquele período?

Quanto ao cálculo da multa, alguém me sugere onde posso conseguir ajuda para fazer esse cálculo? Segundo a atendente da Receita eu devo ir diretamente em uma agencia do INSS ou da Receita Federal, essa informação confere? Eu só vou conseguir esses valores desta forma, não há como fazer de outra forma?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 12:49

Boa tarde Mayra

A tabela auxiliar deve ser a vigente.
A multa pelo atraso da entrega da GFIP é gerada pela receita federal e deve ser consultada pelo e-CAC.
Foram geradas a principio multa do ano de 2009.

Veja esse tópico: www.contabeis.com.br

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.