x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 67.312

Código de Movimentação Menor Aprendiz

Vinicius Freitas de Lima

Vinicius Freitas de Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 15:57

Boa Tarde Caros Colegas

Primeiramente vale ressaltar que eu pesquisei no fórum antes de postar minha dúvida aqui, e não obtive respostas que sanassem as minhas dúvidas, lá vai:


- Menor Aprendiz foi dispensado por Inadaptação , na real foi dispensado por quebra de contrato de trabalho por prazo determinado;

- Estou fazendo o seu TRCT, quanto aos cálculos, está tudo OK, mas não sei qual movimentação informar na TRCT para sua dispensa e nem para gerar a chave de liberação do FGTS, de início eu tentei deixar a rescisão com código de movimentação "05" que refere-se a "Término de Contrato", mas o motivo da dispensa não foi esse, e sim, dispensa sem justa causa pelo empregador, que geraria o código 01, e na GRRF ele não aceita um motivo de dispensa com um código de movimentação diferente do informado na rescisão, por exemplo:

*O aprendiz não terá direito a multa do FGTS, e o único código que não gera a multa no TRCT é o 05, e na chave de liberação, é o 04, porém, os dois são ref. a "Término de Contrato", e na verdade o aprendiz foi dispensado, não foi um término e sim uma dispensa antecipada pelo empregador.

Não sei se consegui me expressar bem, mas é isso, espero que consigam me ajudar,

Obrigado

Vinicius Lima- Assist. Depto. Pessoal
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 16:17

Olá Vinicius

Tem que ser rescisão antecipada do contrato de aprendizagem.
Entre em contato com seu suporte para que seja selecionada a opção correta e não haja cálculo da Multa dos 40%.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 14:00

Estranho Vinicius.
Não foi término de contrato, se informar I3 estará incorreto.
Mas faça a tentativa.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vinicius Freitas de Lima

Vinicius Freitas de Lima

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 15 agosto 2014 | 13:21

Boa Tarde
Vânia

Eu fiz assim, como I3 04, como fui a agência da Caixa e não souberam informar, eu fiz desse jeito esperando a aprendiz retornar com um bilhete de retificação, só aguardar...rs

Obrigado e abraços,

Vinicius Lima- Assist. Depto. Pessoal
Louise Soares Monteiro

Louise Soares Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 10:47

Bom Dia , Vinicius

Gostaria de saber se vc conseguiu uma resposta a respeito desses códigos pois estou com a mesma situação!
Preciso fazer uma rescisão de um aprendiz por Desempenho Insuficiente e não saberia quais códigos colocar!
Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.