x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 4.975

Empresa não deu baixa em carteira de falecido, família não c

Carlos da Silva Coelho

Carlos da Silva Coelho

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 9 anos Terça-Feira | 12 agosto 2014 | 22:45

Previdência Social solicita baixa da carteira de trabalho da última empresa em que o falecido trabalhou para liberação de benefício de pensão por morte para os filhos do falecido, não possuo carteira de trabalho do falecido referente a esse registro e também não consigo localizar a empresa, realizei pesquisa com CNPJ no site da Receita Federal, mas telefone de contato não correspondem ao telefone da empresa e nada consta no endereço informado.

Fui até o Ministério do Trabalho, o qual informou que, sem a carteira de trabalho que possui o referido registro, não é possível dar baixa no registro, fui orientado então a ir no Fórum da Barra Funda em São Paulo, no Sítio de Massa Falida, e solicitar a baixa da carteira.

Minha dúvida é se, a empresa realmente faliu, ou, se for comprovado que não há como entrar em contato com a empresa, se no Fórum da Barra realmente será dado a baixa na carteira por lá? Aliás, como não possuo a carteira com o registro de entrada da referida empresa, neste caso o que seria feito, um tipo de declaração que seria válida para apresentar ao INSS? Até tenho uma carteira de trabalho do falecido, mas não tem registro de entrada desta empresa, eles usariam esta carteira?

Gostaria de saber se estou no caminho certo para solucionar isto, pois o INSS precisa da baixa deste registro para ter base para realizar o cálculo para análise e liberação do benefício, faz oito anos que o pai das crianças faleceu, a família não foi atrás de mais informações, devido a burocracia que é tratar disto, no entanto, eu sou procurador da mãe das crianças e irmão de consideração das mesmas, e acho que vale a pena correr atrás disto.

Espero que alguém possa me orientar, fico grato desde já.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 08:43

Ola Carlos,

Se a CTPS foi extraviada, a empresa não localizada, nem os socios, então fica dificil mesmo.

Mas a empresa deve ter pago o TRCT na epoca da morte, tente recuperar ele ou o CAGED.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 13:06

Carlos

Com a família, se a Empresa pagou a rescisão eles devem ter ficado com cópias da TRCT.
Ou ainda no Sindicato, se a rescisão foi homologada.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.