x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 11.834

GFIP - Gerar FGTS com atraso sem transmitir novamente os dad

Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 08:59

Bom dia.

Preciso gerar as guias de FGTS com os valores corrigidos desde janeiro/2014 apenas para um funcionário, pois a empresa nunca fez o recolhimento e agora precisam realizar o pagamento dessas guias com os valores corrigidos para fazer a rescisão dele.

Quando vou gerar o informativo para GFIP no meu sistema contábil, informo o indicador de recolhimento do FGTS "em atraso" e o indicador de recolhimento da Previdência, informei "Não gerar GPS".

No momento em que faço a importação do arquivo na SEFIP, aparece o erro 43, dizendo que o indicador da Previdência só pode ser "no prazo" ou "em atraso". Não deixa eu usar a opção de "não gerar GPS".

Como faço para recalcular essas GRF sem que sejam transmitidas novamente às informações referentes à Previdência? Segundo a empresa, as GPS estão devidamente pagas, então não quero transmitir as informações novamente. Tem algum problema se os dados acabarem sendo transmitidos novamente?

RENAN DELGADO

Renan Delgado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 09:17

Dielin, bom dia.

Não tem problema nenhum, você terá que transmitir novamente as informações da Previdência.
Você só tem que conferir, se o valor da GFIP vai bater com a guia recolhida de GPS.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 09:21

Bom dia Diélin, voce pode deixar a opção de INSS porque de qualquer forma a guia iria sair do total de funcionários, você apenas irá desprezá-la. e o FGTS sairá apenas deste funcionário, confira se seu programa já irá coloca-lo na modalidade em branco e os demais na modalidade 9.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 11:39

Se não tem problema que as informações à Previdência sejam transmitidas novamente, que parâmetros eu uso para gerar o arquivo no meu sistema? Pois no Indicador de Recolhimento do FGTS eu informo "em atraso" e no Indicador de Recolhimento da Previdência, eu informo "No prazo" ou "Em atraso" ?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 12:07

Diélin você pode deixar o INSS no prazo mesmo, ja que não irá utilizar a atualização da guia, quando for recolher a guia de INSS somente precisa entrar no site da Previdência e atualizar o valor. marque apenas o FGTS em atraso.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Cristina D.

Cristina D.

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 17:42

Boa tarde Willian, obrigada pelas informações. Só tenho outra dúvida...

Meu sistema gera o arquivo:

Ou selecionando todos os empregados, mas me deixa informar apenas uma modalidade. Neste caso não consigo diferenciar a modalidade em branco para o empregado que desejo fazer o recolhimento e a modalidade 9 para os demais empregado.

Ou posso selecionar um único empregado, informar a modalidade 0 que é a correta, porém as informações referente aos demais empregados não serão confirmadas no momento da transmissão.

Se eu gerar o arquivo para todos os empregados, indiferente da modalidade informada, consigo fazer a alteração de suas modalidades manualmente no SEFIP antes de executar e transmitir pela Conectividade Social?
Se for possível fazer manualmente, é seguro? Não tem problema se meu arquivo inicial foi gerado com uma única modalidade?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 13 agosto 2014 | 18:08

Diélin, voce pode exportar todo mundo na modalidade 9 por exemplo e dentro do Sefip clique com o botão direito do mouse em cima deste funcionário e em seguida modalidade, aí basta alterar para a modalidade em branco e dar ok (ou simplesmente você pode clicar com o botão esquerdo sem soltar no funcionário e arrastá-lo para a modalidade em branco)

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.