x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 725

Tempo de elaboração da Folha de pagamento.

Bianca Souza da Cruz

Bianca Souza da Cruz

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:17

Bom dia,

Fui promovida a coordenadora dos setores no escritório de contabilidade onde eu trabalho, já trabalhei na escrita fiscal, na contabilidade e na folha de pagamento eu apenas fazia nas férias da responsável, contudo, eu não tenho muita experiencia nesta área. Gostaria de saber, uma média de tempo que uma pessoa demora para fazer as folhas de pagamento (Folha, INSS, FGTS, IRRF) de umas 60 empresas, todas microempresas, nestas 60 a empresa que possui mais funcionários, possui 25 funcionários. A maioria é apenas o sócio ou o sócio mais um funcionário. Considerando a média de tempo, a pessoa responsável deveria começar a elaborar os procedimentos mais ou menos em que dia do mês?

Obrigada.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:27

Bianca,

Depende do seu sistema de folha;

Se ele importa para a SEFIP sem erros (ao menos na maioria dos casos) é rápido proceder com a folha.

Você mesmo informou que há muitas empresas com apenas pró-labore, portanto após ter prática em como entregar a SEFIP, imprimir os relatórios, não demora mais que 10 minutos para fazer tudo em uma empresa.

Acho que se tirar no máximo uns dois dias você termina.

Mas tudo é relativo, depende da sua prática em fazer tudo.

Veja que estamos falando apenas em entregar as declarações sobre a folha normal, fora quando há rescisões.

Lembre-se também que terá que imprimir os holerites sobre a folha, que demanda um pouco de tempo também.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
EVERSON MENEZES VAZ

Everson Menezes Vaz

Prata DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:32

Bom dia Bianca.

O tempo médio para a elaboração da folha pode variar de uma empresa para outra em razão da apuração de horas extras e férias.
Para a geração da folha, hoje os sistemas são praticamente automáticos nesta fase.
O processo que demora mais é a geração do FGTS, pois deve ser conferida as informações que irão para o INSS.
Já a geração das guias de GPS e IRRF são as mais práticas, pois já saem do próprio sistema de folha.

Agora, os prazos que usamos aqui no escritório, seguem os seguintes cronogramas:

HOLERITES: (enviamos todos via e-mail para o cliente) do dia 27 a 30 do mês
FGTS: inicio geração Gfip dia 01 a 03 do mês - enviamos o FGTS via e-mail para o cliente 05 dias antes do vencimento.
GPS e IRRF: inicio geração das guias dia 10 a 13 - envio via e-mail para o cliente 05 dias antes do vencimento
SINDICAL: para as empresas que tem contribuição sindical dos empregados, a geração não gasta mais que alguns minutos, a guia é enviada via e-mail ao cliente 05 dias antes do vencimento.

Este é o nosso cronograma, acredito que a maioria dos escritórios fazem assim.

Qualquer dúvida, é só perguntar.

Att

EVERSON MENEZES VAZ
CONSULTOR DE RH


[email protected]
Bianca Souza da Cruz

Bianca Souza da Cruz

Iniciante DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:33

Obrigada Kleber e Everson!

Eu já imaginava essa média, mas precisava confirmar. Sim, nós utilizamos a Domínio Sistemas e a importação é ótima. A responsável pelo setor demora uma média de 8 a 10 dias para fazer esse serviço, está um pouco exagerado não é?

EVERSON MENEZES VAZ

Everson Menezes Vaz

Prata DIVISÃO 3, Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 21 agosto 2014 | 09:41

Olá Bianca.

O tempo vai depender de quantas pessoas estão envolvidas no processo.
Se a sua funcionária faz todo o serviço sozinha, ela irá levar mais tempo pra isso, pois deverá imprimir todos os relatórios, conferir se teve admissões no período, rescisões e férias, somar horas (se houverem), descontar faltas. E depois de todos os relatórios impressos, arquivar.
Agora, se tiver auxiliares ajudando, o tempo será menor.

Então, tudo isso deve ser levado em conta.

Att

EVERSON MENEZES VAZ
CONSULTOR DE RH


[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.