x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.935

Nota Fiscal e declaração de Sefip

Ane

Ane

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 17:05

Contratamos uma empresa prestadora de serviço na área de Vigilância para um evento esporádico (somos os tomadores de serviço e a empresa como prestadora de serviço na nota Fiscal) .
Estou com a nota fiscal eletrônica e na discriminação dos serviços conta:
Retenção de INSS 11 % ..................... R$ (e o valor da Contribuição na frente).

Liguei para 02 atendentes para que me auxiliassem quanto ao lançamento deste no meu programa de folha de pagamento.
O primeiro disse que esta é uma compensação. O segundo disse que o valor de contribuição deveria ser lançado como retenção. Ao fazê-lo meu sistema acusa que o código utilizado ao gerar SEFIP não pode ser utilizado, ou seja o nº 115.

Gostaria de entender se essa nota deve ser lançada como retenção ou compensação?
Se for retenção, a empresa usaria que código?

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 17:11

Olá Ane. Como você contratou e foi retido os 11%. Você ira cadastrar a empresa tomadora na SEFIP e lançar no campo compensação. Se eu não me engano o código da GPS sairá com 2119 lembrando que não compensa terceiros, caso tenha que recolher se não sairá com saldo a restituir. E quando você escriturar a Notas Fiscal você ira lança a Retenção.

Agnaldo A. Lima

Agnaldo A. Lima

Ouro DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 09:19

Bom dia,

Vc. como tomador de serviços não deve lançar os valores na GFIP, sómente fazer a GPS código 2631 em nome da prestadora de serviço, informando no corpo da

da GPS os dados da nota fiscal.

Quem terá que lançar na GEFIP é a prestadora, informando a sua empresa como tomadora e o valor da retenção feita.

Exemplo das informações no corpo da GPS:

Tomadora: ABC Ltda

CBA Vigilância Ltda
Rua da Guarda, 350 - Sé - Sâo Paulo - SP DEP: 00000-000
NF 1234

Segue link com informações:

ht-tp://https://www.recoeita.fazenda.gov.br/previdencia/gfip/gfip3manform.htm

Agnaldo Lima
Analista de Pessoal
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.