x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.136

Custo do empregado para o MEI

Marlene

Marlene

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 17:19

Boa tarde. Sou MEI e tenho um empregado, estou com dúvidas com relação ao preenchimento das guias. Infelizmente estou sem dinheiro no momento para procurar um contator, por isso ficaria imensamente agradecida se alguém pudesse me ajudar.
Eu gerei a GFIP através do SEFIP (busquei instruções no manual disponível no site da caixa), o valor a ser pago no boleto corresponde a 8% do salário pago ao trabalhador.
Porém estou confusa se também devo gerar a GPS? É através do SEFIP também que gero está guia?

Desde já, agradeço.

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 1 setembro 2014 | 21:54
Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Marlene

Marlene

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 10:32

Muito obrigada Rodrigo. Mas você sabe me informar se o MEI com um empregado deve fazer a GPS deste? Liguei para a previdência e a informação que me deram foi que o MEI não precisa. Estou em dúvida porque a informação prévia que tinha seria que o MEI teria o gasto de 11% sobre o salário e até agora apenas paguei a guia de 8% gerada no SEFIP.

Ricardo Dias

Ricardo Dias

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 10:43

bom dia Marlene,

O Ato Declaratório Executivo n.º 49, de 8 de julho de 2009 – DOU de 10.07.2009

Dispõe sobre as informações a serem declaradas em Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP) nos casos em que especifica.
att.

Ricardo Dias
CRC/RJ 073365-O


Marlene

Marlene

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 10:58

Bom dia Rodrigo. Obrigada pela atenção, eu já li este ato. Ele explica como prestar as informações no SEFIP, a minha dúvida não é sanada dele. Pois já consegui gerar a GRF. Quero saber agora se devo gerar a GPS e como devo proceder, vi algumas informações na internet que dizem que o GPS também é gerado através doSEFIP, mas eu só consegui girar no SEFIP a GRF.

Ricardo Dias

Ricardo Dias

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 11:02

bom dia Marlene,
fui eu , Ricardo, que mencionou o ato, e afirmo a vc que no mesmo diz exatamente como gerar o gps pela sefip. qualquer dúvida te oriento passo a passo como fazer.

Ricardo Dias
CRC/RJ 073365-O


Marlene

Marlene

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 11:12

Desculpe Ricardo. Eu consegui preencher a SEFIP. Só que na hora de gerar a guia só consigo gerar a Guia De Recolhimento do FGTS (GRF).
Fiz o seguinte procedimento no sefip:
Cliquei em RELATÓRIOS --> GRF --> ARQUIVO ICP. E então consegui imprimir a GRF.

Onde devo ir no SEFIP para imprimir a GPS?

Muitíssimo obrigada.

Ricardo Dias

Ricardo Dias

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 11:16

Marlene,
na mesma opção que clicou, relatórios, depois movimento, gps. só precisa ver se executou o procedimento de acordo com o ato para o valor sair certo.

Ricardo Dias
CRC/RJ 073365-O


Marlene

Marlene

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 11:25

Agradeço muito Ricardo, executei sim corretamento, inclusive preenchi a compensação de 17%.
Só que agora estou com outro problema, não consigo imprimir, aparece o erro:
"A impressora selecionada não está funcionando corretamente. O documento não será impresso."
Quando fui imprimir a GRF também deu esse erro e não consegui imprimir, porém consegui visualizar e pegar o código de barras, mas agora não estou conseguindo nem visualizar a GPS.

Por acaso já aconteceu isso com você?

A gente resolve um problema e acha outro rsrsrsrs

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.