x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.372

Inss e emissao de rpa

Denise vac

Denise Vac

Iniciante DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 00:50

Boa noite,

Estou com uma duvida e tanto sobre inss e a emissao de RPA para declaracao de imposto de renda. Espero que possam me ajudar.

Sou arquiteta autonoma e vou comecar a emitir rpa para pessoa juridica. E ja possuo cadastro junto a prefeitura.
Antes disso, estou recolhendo inss como autonomo de 11%do salario minimo.

Bom... Agora comecam minhas duvidas:
-fui na previdencia e eles me disseram que as guias e os recolhimentos de inss agora passam a ser de 20% do salario base. E achei esse valor altissimo. Gostaria de entender se é isso mesmo, ou se eles empurram pra gnt esse valor? Recolhia antes sob o codigo 1163 e a partir de agora é o codigo 1007.
Dei uma pesquisada no site de vcs e existe uma tabela do inss, a qual nao encontrei em lugar algum do site da previdencia., e nela fala que o valor eh de 11% quando o trabalho eh para pessoa juridica. Se ha essa possibilidade de recolher 11%, sob qual codigo eu passo a recolher o inss?!

- quando eu preencher o rpa para a empresa, eu escrevo q o recolhimento de inss total? Os 20% tem q estar descritos? Ou posso emitir com percentual menor?
Ainda sobre o preenchimento: quando for calculad o ir, ele tem q ser sob o salario base, ou sob o desconto ja dado do inss?! Pois com a aliquota de 20% sobre o salario base, a declaracao de ir esta caindo da 3ª linha da tabela para a segunda.

Queria pedir desculpas por qualquer ignorancia de minha parte, mas realmente to perdida agora. Agradeco mto qm puder ajudar.

Obrigada.

reynaldes fernandes pinto

Reynaldes Fernandes Pinto

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 08:05

Bom dia,
Sr.ª Denise

Como a senhora escreveu a sua duvida darei um exemplo,

A senhora vai prestar um serviço para pessoa juridica, certo.