x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.372

Inss e emissao de rpa

Denise vac

Denise Vac

Iniciante DIVISÃO 1, Arquiteto(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 00:50

Boa noite,

Estou com uma duvida e tanto sobre inss e a emissao de RPA para declaracao de imposto de renda. Espero que possam me ajudar.

Sou arquiteta autonoma e vou comecar a emitir rpa para pessoa juridica. E ja possuo cadastro junto a prefeitura.
Antes disso, estou recolhendo inss como autonomo de 11%do salario minimo.

Bom... Agora comecam minhas duvidas:
-fui na previdencia e eles me disseram que as guias e os recolhimentos de inss agora passam a ser de 20% do salario base. E achei esse valor altissimo. Gostaria de entender se é isso mesmo, ou se eles empurram pra gnt esse valor? Recolhia antes sob o codigo 1163 e a partir de agora é o codigo 1007.
Dei uma pesquisada no site de vcs e existe uma tabela do inss, a qual nao encontrei em lugar algum do site da previdencia., e nela fala que o valor eh de 11% quando o trabalho eh para pessoa juridica. Se ha essa possibilidade de recolher 11%, sob qual codigo eu passo a recolher o inss?!

- quando eu preencher o rpa para a empresa, eu escrevo q o recolhimento de inss total? Os 20% tem q estar descritos? Ou posso emitir com percentual menor?
Ainda sobre o preenchimento: quando for calculad o ir, ele tem q ser sob o salario base, ou sob o desconto ja dado do inss?! Pois com a aliquota de 20% sobre o salario base, a declaracao de ir esta caindo da 3ª linha da tabela para a segunda.

Queria pedir desculpas por qualquer ignorancia de minha parte, mas realmente to perdida agora. Agradeco mto qm puder ajudar.

Obrigada.

reynaldes fernandes pinto

Reynaldes Fernandes Pinto

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 08:05

Bom dia,
Sr.ª Denise

Como a senhora escreveu a sua duvida darei um exemplo,

A senhora vai prestar um serviço para pessoa juridica, certo.

A pessoa juridica que vai emitir o recibo de RPA a senhora vai dar o valor do seu serviço e a mesma vai fazer os calculos.
Exemplo dos Calculos,

Valor do serviço: X
Descontos 11% do INSS
Descontos de IR (caso o valor do serviço seja maior que o valor de isento da tabela já descontos o INSS(11%) e Dependente que a senhora tenha)
A senhora já recolher INSS todo mês ? Por sua conta..... Caso recolhe observar que não ultrapasse o teto maximo de recolhimento, somando os dois recolhimento o seu normal e o seu Serviço na pessoa juridica, valor maximo de recolhimento, R$ 482,92.
Os 20% do INSS fica de responsabilidade da empresa (pessoa juridica).

Abraço
Reynaldes

Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 08:34

Bom dia !
Existe algum programa, site ou outro sistema para emitir uma RPA? Tenho tudo pronto, só estou na dúvida como emitir a RPA. Alguém pode me ajudar?
Obrigado.

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]
Ricardo Dimitri

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 09:24

Bom dia Douglas Borges
Muito obrigado é uma ferramenta muito util. Só uma pergunta: esse tipo de RPA eu posso incluir o ISS ou somente INSS?

Att

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.