x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 11.755

Abono do PIS para aposentado mas que continua na ativa.

Contato Contabilidade

Contato Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 13:25

Boa tarde.


Temos um funcionário de um cliente que está aposentado por tempo de contribuição mas continua na ativa exercendo dua ocupação normalmente. Ocorre que a empresa é participante do PIS/Empresa e efetuou o crédito no PIS no contracheque do funcionário pois a parte pessoal é feito pelo RH da empresa, nós do escritório fazemos apenas a contabilidade e a parte fiscal. Consultando no site da Rais. gov, a única RAIs apresentada foi a da empresa que ele trabalha, não consta nenhuma informação a título da aposentadoria. O funcionario tinha dividas e usou no dinheiro para quita-las, mas se juntar a aposentadoria + salario da ativa, no ano passado superou 4 salarios minimos, ou seja: o dobro do limite.

As questões no momento são:

Poderia a empresa demiti-lo por este motivo: mas, eles sabiam que ele era aposentado?

A empresa pode demiti-lo por justa causa?

Descontar o valor integral do pagamento do mês seguinte?


aguardo opiniões.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 14:55

Carlos, boa tarde.

Se a empresa tem o convênio PIS X EMPRESA, e a CEF informou/forneceu o valor, cabe a empresa pagar ao empregado, o mesmo (empregado) não tem culpa, de repente pode ser um resíduo que a CEF disponibilizou, agora "punir" com demissão o empregado por esse motivo eu acho injusto.
Agora por que descontar? Haja visto que o valor quem fornece e a CEF.
Só se foi feito credito erroneamente, cabe a empresa explicar ao empregado e solicitar a devolução.

Contato Contabilidade

Contato Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:18

Carlos Alberto dos Santos

Grato pela compreensão amigo.


Ocorre que não há resíduo, pois o mesmo sacou o pis e o extinto pasep logo após a aposentadoria. Como a empresa tem convenio com o PIS, não sei qual o critério que a caixa e a empresa usaram para caracterizar o empregado apto a receber o Abono Salarial de um salário minimo se a somatoria dos vencimentos entre aposentadoria e salario chegam a r$ 2.400,00, fora que o fgts do empregado a caixa repassa mensalmente a sua poupança pois o mesmo fez esta opção: ou seja, ele não tem saldo de fgts ah não ser para fins rescisórios.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:31

Carlos, está confuso.
Primeiro quem faz o repasse e a CEF a conta do empregado com relação ao FGTS, no qual a empresa deposita normalmente e a CEF reverte ao empregado.
Com relação ao PIS, para que a empresa possa pagar, ela precisa do relatorio da CEF onde menciona o número do PIS e o nome do Participante e o valor.



Pelo que você relata a falha está na empresa, verifique certinho, ok..

Contato Contabilidade

Contato Contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:43

Carlos Alberto dos Santos


Então amigo, é isto que não entendo, como o empregado recebeu o PIS, se seus vencimentos o ano passado superaram os 2 salários mínimos entre aposentadoria e salários?

A caixa sabe que ele é aposentado e a empresa tb, quem falhou ai nesta história eu não sei. A gerente do RH agora se deu conta que alguém falhou e deve estar pressionando o empregado, que digamos a verdade, se beneficiou indevidamente e ciente que não deveria.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 15:56

Carlos, a aposentadoria não entra na RAIS, as informações para pagamento do PIS e baseado na informação da RAIS, outra coisa, se a CEF liberou então tem porque a empresa está questionando, se quiser tem que fazer a CEF e não ao empregado.
Vamos supor que ele não sacou o Cota no qual ele teria direito por estar aposentado, lembrando que tem muitos que nem se preocupa em receber, pode ser o caso dele que não foi orientado ou não se preocupou em sacar.
Converse direito com a gerente e peça a ela que detalhe ocorrido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.