x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.566

Diarista começando a recolher inss

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 08:02

Pessoal, uma trabalhadora me perguntou como deveria fazer para recolher INSS no carnê. Esta pessoa tem por volta de 50 anos e nunca recolheu nenhuma contribuição até hoje.

Expliquei rapidamente sobre as modalidades que poderia recolher, respectivos valores. Ela não se encaixa naquela modalidade de baixa renda.

Enfim, ela trabalha como diarista e optou por recolher na alíquota dos 11%. Disse não ter condições, no momento, de recolher na alíquota maior e que está ciente que estará abrindo mão da aposentadoria por tempo de contribuição (devido a idade que tem atingirá direito a aposentadoria por idade primeiro).

Minha dúvida é a seguinte: para efetuar a inscrição dela pelo site da previdência, devo incluí-la no CNIS como sendo contribuinte facultativa, correto? Ou seria melhor contribuinte individual? Tenho receio que mês ou outro devido a sua profissão* venha a ficar alguma "janela" nos recolhimentos, e se ela for contribuinte individual a previdência poderá cobrá-la por essas janelas.

* disse que "devido a sua profissão..." com base no que ela me relatou, ou seja, estou expondo minha argumentação com base na realidade deste caso, já que afirmou que não trabalha durante toda semana e há semanas que não faz nenhum serviço.

Obrigado pela atenção.

EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 08:40

Vinicius,

Antes dessa cliente sua optar por Segurada Individual ou Facultativa do INSS seria interessante que você a orientasse sobre os direitos a que ela teria direito em cada categoria. Na minha opinião, seria mais interessante a categoria de Segurado Individual. No endereço eletrônico do INSS está tudo elencado.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 08:54

Olá Vinicius

Seria contribuinte facultativa, com código de recolhimento 1406 com recolhimento de 11% sobre o salário mínimo.
Para ser contribuinte individual teria que comprovar atividade, ou seja, não é o caso dela.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
EDVALDO JOSÉ FERREIRA

Edvaldo José Ferreira

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 21:44

Vinicius,

A Vânia está correta. Eu esqueci do detalhe de que no caso de contribuinte individual é necessário comprovação de atividade.

Bacharel em Ciências Contábeis (2014)| MBA em Finanças pela Universidade Estácio de Sá (2015)|
Contador no Escritório Novo Mercantil de Contabilidade, em Ourinhos (SP)| Articulista em Dicas do Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.