x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 1.309

Recolhimento de FGTS em atraso com ajuste do valor

GABRIEL MOTA

Gabriel Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 11:28

Caros(a) colegas,

Me deparei com um pequeno problema. Um funcionário de um cliente meu, que iniciou a sua contabilidade comigo em janeiro de 2014, me questionou e observou o seguinte: No extrato de FGTS dele não consta, no mês de setembro de 2007, o valor do pagamento devido a ele. Então mandei ele solicitar aos outros funcionários que são dessa mesma época na empresa que olhassem o extrato do FGTS e todos estavam em falta desse valor apenas nesse mês. A empresa já procurou o comprovante de pagamento da GRF do referente período e não encontrou. Acho estranho não ter sido recolhido a guia, pois se isso acontecesse a empresa teria pendência na emissão da certidão negativa, coisa que não está acontecendo. Alguém sabe o que pode ter acontecido? Pensei em fazer o recolhimento da GRF desses funcionários, porém não sei como atualizar o valor devido até a data de hoje (os juros que são ajustados mês a mês na conta do funcionário). Quem puder me ajudar, ficarei muito grato.

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3, Supervisor(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 13:31

Boa tarde, pode ser que a Caixa não tenha recebido o arquivo, mas se não localizou a guia paga, fica dificil. Se for recolher em atraso, o proprio programa coloca o JAM (Juros e Atualização Monetaria)

GABRIEL MOTA

Gabriel Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 14:39

Flávio,

como eu não era o contador da empresa nessa época, eu não tenho o arquivo da Gfip do mês em questão. Eu posso fazer uma Gfip apenas com os funcionários que ainda estão na empresa e no extrato do FGTS não consta o pagamento? Porque se eu mandar um nova eu vou sobrepor a que já foi enviada, correto? Mas eu não quero sobrepor, até porque não tenho que dados da época.
Exemplo: no mês 09/2007 tinham 30 funcionários... hoje desses 30 só tem 3 na empresa que são da época. Quero enviar, justamente, desses 3.

GABRIEL MOTA

Gabriel Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 15:57

Flávio e Givanete,

Agradeço a atenção e esclarecimento de vocês. Pelo que estou percebendo, não vou ter condições de enviar essa Gfip, visto que a contabilidade do ano de 2007 não se tem mais contato e na empresa não tem a folha do período, ou seja, não tenho como cadastrar funcionário a funcionário da época para poder enviar o arquivo. Verei alguma solução a ser tomada, nem que seja pagar a cada funcionário em uma futura rescisão. Vocês tem alguma outra sugestão?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.