x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 2.557

Transferência de funcionários e FGTS entre CEI

Paulo Roberto

Paulo Roberto

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 13:42

Prezados, possuo um cliente que entre outras atividades é empregador doméstico e optou por recolher o FGTS de seus funcionários.

Recentemente assumi este serviço e verifiquei que o responsável anterior recolhia a FGTS de forma correta, FPAS 868 no código 115, porém recolhia o INSS no código 2208.

A partir de julho passei a recolher o INSS de forma individualizada no código 1600 mas ainda não entreguei a SEFIP/GFIP, pois verifiquei que o CEI utilizado é de obra de pessoa física - edificação que foi tirado em 2008, estava sem uso e foi utilizado para este fim (empregador doméstico).

As contribuição de FGTS vem sido depositadas nas contas dos funcionário e vinculadas a este CEI (obra de pessoa física - edificação).

Pretendo tirar um novo CEI com a finalidade específica de Empregador Doméstico, por isso também ainda não entreguei a SEFIP/GFIP, mas tenho algumas dúvidas:

1. Criando o novo CEI posso transferir os funcionários e o saldo de FGTS uma vez que estariam vinculados ao mesmo CPF?
2. Não posso transferir e correto é indenizar todos e contratar novamente no novo CEI?
3. No caso do item 2, a contratação no novo CEI poderá ser imediata?
4. Sendo necessária a opção do item 2, acredito que devido ao custo, o empregado não queira proceder dessa forma e continuar com o CEI atual. Ocasionaria problema atualmente ou no futuro?
5. Meu entendimento está completamente equivocado?

Solicito por favor a ajuda dos senhores, pois não tenho prática no assunto e partindo do principio que meu entendimento está correto, preciso justificar de forma contundente. Sei que não está certo, mas não sei dizer porque nem explicar as possíveis sansões.

A primeira pergunta que me fará será porque deveria mudar o procedimento, porque devo ter esse custo agora?

Agradeço a todos desde já,

Silmara

Silmara

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 12:48

Bom dia,


estou com uma dificuldade, tem um funcionário registrado em um CEI, tenho que transferir ele para outra empresa com CNPJ, mas do mesmo dono, para ele poder sacar o FGTS, tem como? qual é o documento que eu preciso fazer?


Obrigada

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 14:12

Silmara, para ele sacar o FGTS terás de fazer uma rescisão de contrato normal, como dispensa sem justa causa.

Paulo Roberto, entendo que o melhor seria fazer a demissão sem justa causa dos empregados, e depois recontratá-los no novo CEI de empregador doméstico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.