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Cálculo do custo total de um horista

Guttemberg Alves

Guttemberg Alves

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 14:41


Boa tarde.

Pretendo contratar um colaborador horista, para função de técnico/instalador de antenas, e pesquisando percebi que a média de salário, aqui no DF, é de R$ 900,00 a 1100,00/mês.

1) Como a jornada será de meio período, basta dividir o salário por 2?
2) Como calcular outros benefícios? (INSS, FGTS, Férias, 13º, DSR etc)
3) Há mais algum benefício/custo que seja específico do horista?
4) O adicional por periculosidade incide sobre a função?
5) Como a demanda é sazonal, tendo muita instalação em certos períodos, enquanto em outras épocas quase não há, posso deixar o colaborador realizando trabalhos internos, como manutenção em computadores?
6) Em quê mais devo me atentar ao contratar o horista, para não ter possíveis problemas trabalhistas futuramente?

Obrigado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 15:38

Gutemberg, boa tarde.
A contratação de empregado envolve vários tributos e deveres, exemplo
a) Registro
b) Folha de pagamento
c) Encargos (inss, i.renda, fgts, c.sindical, etc..)
d) Caged
e) Rais
f) Sindicato
g) etc...

Para que você possa administrar seu negocio com "tranquilidade", sugiro a você a contratação de um escritorio de contabilidade.
Respondendo suas perguntas;
a) sugiro que o registro seja por hora, e que no contrato de trabalho esteja bem especificado que o mesmo irá trabalhar das xxx às xxx, para que o empregado no futuro não questione na justiça que o empregador pagava somente xx horas e que fica a disposição do mesmo.
b)Com relação ao calculo do INSS, FGTS, Férias, DSR, o tema e longo e especifico, e por isso que sugeri o escritorio contábil
c) Com relação ao beneficio tem o Vale Transporte, Refeição, EPI (equipamento de proteção individual, precisa também verificar a convenção coletiva de trabalho
(sindicato),
d) Com relação ao periculosidade/insalubridade, você precisará contratar uma empresa especifica ou consultar o setor de Engenharia e Medicina do M.Trabalho para te auxiliar, eles irão a empresa e verificarão o PPRA/PCMSO,além disso o local de trabalho do empregado, (o adicional de insalubridade/periculosidade não se paga sem antes ter o laudo em mãos)
e) Este precisa esta especificado em contrato de trabalho, para não haver reclamação por parte do empregado na justiça
f) Nesse item se encaixa o profissional (contador/advogado trabalhista), eles irão checar com você o trabalho a ser realizado pelo empregado (os deveres/obrigações).

Gutemberg, menciono isso porque a área trabalhista/previdenciária/sindical/tributaria(i.renda), constantemente está alterando e além disso tem os programas(computador) especifico, onde as informações (inss, fgts, i.renda, caged, dirf, e outras) são especifica para cada.


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