x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 956

Multa GPS - Ação Trabalhista

FERNANDO ALMEIDA

Fernando Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 8 setembro 2014 | 20:34

Boa noite amigos,

Trabalho numa empresa, a qual foi reclamada na justiça por um ex funcionário que saiu da empresa há certo tempo.
Ele trabalhou na empresa por 17 anos, porém por negligência do nosso antigo sócio, nunca foi registrado em carteira. Hoje ele ta reclamando isso na justiça, apesar de na época ter concordado com a situação e ter aceito (informalmente) trabalhar por produção, o que na ocasião lhe rendia bem mais financeiramente. A primeira audiência já aconteceu, o juiz deu sentença favorável ao empregado e opinou que nossa empresa deveria fazer um acordo, já que a causa, no ver dele é perdida.
Nossos advogados tentaram entrar num acordo com a advogada do reclamante, porém, ela disse que pra começar a conversa ela queria um registro em carteira referente a 10 anos de trabalho (2004 - 2014) utilizando como base o valor de 2 salários minimo mensais (724,00*2), para cálculo apenas do GPS, a princípio ele ta abrindo mais dos demais benefícios. Pedi pra nossa assessora contábil fazer uma simulação de quanto isso ficaria, o valor ficou na casa dos R$ 180 mil (3 meses de faturamento da empresa), quando imaginávamos que ficaria na casa dos R$ 25/30 mil (a advogada do reclamante também imaginava isso). De posse desse valor resolvi pesquisar na internet o porque de um valor tão "absurdo", claro que temos consciência que é cobrado juros e multa sobre o valor. Na minha pesquisa verifiquei que o valor dos juros é de 0,33% ao dia, o que dá mais ou menos 10% por mês, com uma ressalva de que o limite é de 20% (não sei se nosso caso se encaixa nesse limite). Fora isso ainda tem o valor da multa. Nossa contadora já nos deu varias informações equivocadas referente a outros assuntos, a gente crê que ela pode ter errado nessa simulação, gostaria de compartilhar essa experiência aqui. Alguém saberia me informar se esse limite de 20% de juros se encaixa no caso que descrevi? Fazendo um cálculo rápido, acha que esse valor de R$ 180 mil ta correto?

180 mil / 10 anos = R$ 18 mil por ano ou R$ 1.500,00 mensais.
Por mais que tenha juros e multa achei essa simulação muito confusa.

Espero que me ajudem

Grato.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 10:21

Fernando, bom dia, você mesmo pode calcular,
acesse o site https://www.inss.gov.br
depois, vá em Guia da Previdencia Social (lado esquerdo da tela)
- depois calculo de contribuição de empresas
- depois e so preencher,
- depois click em Adicionar Contribuição, (refere-se a nova competencia)

Fernando, isso e somente a parte da Previdencia Social, além disso tem o FGTS, que deverá acessar o site da cef e baixar o indice e carregar na SEFIP.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.