x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 668

Recolhimentos INSS pessoa fisica

Cristiano Jardim da Costa

Cristiano Jardim da Costa

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 13:44

Boa tarde Pessoal!

Estou com uma duvida.

Vou começar a pagar o INSS autônomo. Se não me engano o valor minimo é 11% sobre o salario minimo. Porem se eu quiser pagar mais é permitido? por exemplo R$ 50,00 reais a mais. Ou tem uma tabela que é preciso seguir ?

Outra Duvida: É tenho que pagar um valor fixo ? ou posso variar mês a mês de acordo com minhas condições.

Agradeço pela atenção de todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 13:56

Olá Cristiano

Para recolher como autonomo você deverá comprovar atividade remunerada, e o valor será de 20%.
Você pode contribuir como facultativo, sendo 11%, respeitando os valor mínimo e máximo R$ 724,00 até R$ 4.390,24.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 14:03

Pode Cristiano, considerando que como autônomo, exercendo atividade remunerada, nem sempre o valor é o mesmo.
Respeite o mínimo.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 15:55

Olá caros colegas,
Aproveitando o tópico, o contribuinte que contribui com 11% e passa em um concurso público, precisa contribuir com um adicional, quantos meses é preciso o adicional para ser válido? Desde já agradeço a orientação e ajuda.

Obrigada.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Cristina Zulcom Pinheiro da Silva

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 16:06

Olá Vania,
Sim exatamente, para ser válido quantos meses deve ser recolhido o adicional se um contribuinte teve por exemplo 5 contribuições com 11% ele deve contribuir as cinco com adicional de 9% e se teve 15 contribuições, deve contribuir as 15 contribuições? Ou tem um número minimo de contribuições que pode ser utilizado como válido?
Grata.

Cristina Zulcom
Contadora

[email protected]
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 16:13

A fim de complementar os 11%, os 9% devem ser recolhidos em sua totalidade, ou seja, se teve 15 contribuições, complementar as 15.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.