x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.319

Arquivo Funcionários

Gustavo Santos

Gustavo Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 17:33

Boa tarde!

Estou começando a trazer para dentro da empresa toda parte de arquivo de funcionários que antes era terceirizado, mas estou com dúvidas de como montar este arquivo e quais são os documentos obrigatórios na pasta de cada funcionário.
Para montar este arquivo devo ter separado uma pasta com as cópias de documentos, contratos e outra com os holerites e folha ponto?
Quais documentos devo ter em cada pasta para não ter "surpresa" em uma fiscalização do MT?

Espero ter sido claro na pergunta.

Obrigado.

Juliano Rodrigo Vieira

Juliano Rodrigo Vieira

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Segunda-Feira | 15 setembro 2014 | 17:56

Gustavo,

Em arquivo é importante que você tenha o contrato de trabalho, a ficha de registro do empregado (caso não utilize a ficha de registro eletrônica), e outros documentos gerados durante a continuidade do vinculo de trabalho - como avisos e recibos de férias, folhas de ponto, etc.
O prazo ideal de guarda dos documentos é o prazo prescricional: dois anos após o desligamento, documentação dos últimos 5 anos de vínculo.
Lembrando que estamos falando de documentação pessoal do empregado, documentos relativos a tributos por exemplo tem prazo de guarda diferenciado.

Pepita Satierf

Pepita Satierf

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 16 setembro 2014 | 11:06

Você pode comprar pastas classificadoras e fazer placas de identificação separando cada uma delas, como por exemplo: - Folha de Pgto; - FGTS e Re; - Contrib. Assistenciais e Sindical; - GPS e Pró-labore; - Férias; - RAIS; - Caged; - Doc. de funcionários ativos e desligados...
Aqui no escritório fazemos assim, e nos ajuda bastante no momento de reunir documentos solicitados em uma fiscalização.

"A experiência é uma vela que ilumina apenas a quem a conduz."
Oscar Wilde

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.