x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.982

Buscar Informações funcionário Afastado no INSS

Raquel Oliveira

Raquel Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 10:37

Bom dia!

Gostaria de uma informação quanto ao funcionário da empresa que está afastado no Inss desde de 1992, ele mudou de endereço, perdemos o contato, e ele não procurou mais a empresa. Desconfio que ele tenha falecido. Onde e como busco esta informação?

Desde já agradeço.












































carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 setembro 2014 | 17:53

Renata, boa tarde.
Tentaria;
a) Verificar no prontuário do empregado o número do beneficio/carta de concessão concedido na época, com ele você poderá checar junto ao INSS, ligando no 135 ou indo pessoalmente em uma agência, procurando o serviço social;
b) Caso não tenha a carta de concessão do beneficio, fazer uma pesquisa por escrito nela constando, conforme segue

Ao
INSS
Nesta

Ref.: Afastamento de Beneficiário/Empregado

Vimos atraves da presente solicitar informações a respeito de nosso empregado Sr................, portador da c.trabalho nº..........., PIS/NIT................, admitido em...../...../..... e afastado por motivo de ......... no dia....../......./............, sendo que o mesmo até o presente momento não temos informações se encontra ou não afastado.
Tentamos entrar em contato com o mesmo, mas ele não reside no endereço informado, e os moradores (vizinhos) não sabem informar seu novo endereço.
Por esse motivo solicitamos informações se o mesmo encontra ou não afastado e o motivo do mesmo.
Desde já agradecemos e aguardamos.

Atenciosamente,

Porto Alegre, .../...../2014.

Assinatura da Empresa


Através desta solicitação junto com a copia do Registro de Empregado, protocolar junto ao INSS na seção de Serviço Social, onde eles irão pesquisar.


Renata, espero que tenha exito na pesquisa.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 10:04

Olá,

Tenho situação parecida em minha empresa, com carta de preposto compareci ao posto do INSS e questionei se a referida funcionária ainda estava afastada por auxílio doença uma vez que não tínhamos mais contato (moradora em outra cidade), para minha surpresa, fui advertida pelo atendente de que, não deveria investigar a funcionária. Limitou-se a dizer que, sim estava viva e a definição de quanto tempo ela deveria permanecer afastada era do INSS, questionei se 8 anos por auxílio não dariam direito a aposentadoria e ele disse que não há prazo para transformar em aposentadoria. Resumindo, continua afastada por tempo indeterminado.

Att.

Angel

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2014 | 11:42

Sandra, bom dia
Infelizmente tem atendente que age dessa forma.
Com relação transformar auxilio em aposentadoria por invalidez, somente a perícia medica.
Isso já aconteceu comigo, a forma do atendente, então consultei o Serviço Social, no qual fui bem atendido e resolverão a questão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.