x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 532

Setor Financeiro

Setor Financeiro

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Adm. Financeiro
há 9 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 10:06

Estou com uma duvida em relação ao envio da GFIP sem movimento.

Sou Encarregado do Setor Financeiro de um órgão federal e tenho que enviar a GFIP sempre que há a contratação de serviços de autônomos (dentistas e médicos). Possuímos 2 CNPJ, matriz e filial. Entretanto nem sempre a contratação de serviço de autônomos ocorre nos dois CNPJ. Procurei a Receita Federal para resolver uma pendência de anos anteriores e fui informado que existe vários meses sem envio. Verifiquei que esses meses referem se aos meses que foram enviados apenas de um CNPJ e o apenas ao CNPJ que não houve movimento.

Tenho os dois CNPJ cadastrados no mesmo programa. Sou obrigado a enviar a GFIP sem movimento quando há apenas movimento em um CNPJ? Quando envio a GFIP só gera relatório do CNPJ em que houve algum movimento. Estou realizando o procedimento correto?

Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 15:44

Boa tarde

Para não haver restrição junto a receita, sugiro o seguinte: utilizou um dos CNPJ´s comunique o outro sem movimento. No mês seguinte a utilização daquele CNPJ comunique ele sem movimento.
Sem movimento normalmente comunicamos no inicio do ano e no final dele, mas como voce utiliza de forma esporádica, dessa maneira a receita irá entender seu procedimento.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...
Marilene Ferraz Marcolino

Marilene Ferraz Marcolino

Prata DIVISÃO 5, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 setembro 2014 | 16:16

Você tem dois caminhos.
Importar o arquivo de um programa de folha de pagamento ou tomadores e o outro caminho é abrir o programa da Sefip e clicar na aba ARQUIVO/NOVO/EMPRESA.
Vai preencher o CNPJ, Razão Social, endereço, CNAE, CNAE preponderante, FPAS e salvar.
Vá depois na aba movimento e clique em novo, coloque a competência que deseja comunicar sem movimento, o código de recolhimento e logo embaixo em negrito tem uma caixinha onde tem FATO GERADOR , lá está a ausência do fato gerador, clique para habilitar essa opção e salve e execute normalmente o movimento.

Tente exportar os dois juntos, se der certo vá na aba movimento e clique com o botão da direita em cima do que voce quer tirar do movimento e desmarque a participação dele.

E por não saber que era impossível, ela foi lá e fez...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.