x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.531

Cargo incorreto Ficha Registro X Carteira de trabalho

Priscila Fernandes

Priscila Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 24 setembro 2014 | 21:33

Caros colegas, boa noite,

No meu antigo emprego fui contratada como "assistente administrativa".
A contadora deu início na documentação como INSS, FGTS e registro no livro de empregados, porém a carteira estava sem assinar.
Um mês depois mudamos para "analista administrativo" e foi assim que foi registrado na carteira, porém todo o registro já havia sido feito como assistente. (NÃO foi registrado como alteração de cargo na carteira, e sim como registro inicial mesmo).
Como fiquei menos de um ano, não houve homologação e ficou por isso mesmo.

Minha dúvida é: o cargo é registrado em algum órgão do governo que possa causar algum problema posterior, como por exemplo para aposentadoria? Minha preocupação é, se for confrontado a carteira com FGTS, INSS... é apontado essa divergência ou não é cruzado essa questão de cargo?
Para sacar o FGTS, posso ter problema?

Agradeço desde já.

Att.,
Priscila

Jhonny

Jhonny

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 10:23

Bom dia, não há problema nesta questão do cargo, talvez se fosse um cargo com insalubridade ou outra variável, mas de assistente para analista não. O que manda é o que está na carteira de trabalho, pois todo mês o setor de RH deve enviar uma declaração mensal (GFIP) que consta o código do seu cargo.

Priscila Fernandes

Priscila Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 11:05

Jhonny, bom dia,

Obrigada pelo retorno.

Como você disse, é enviado o código do meu cargo na GFIP, porém estava sendo enviado o código do cargo "assistente" e o da minha carteira está "analista".
Esse é o meu receio, não pode dar algum conflito algum dia?

Guilherme de Souza Branquinho

Guilherme de Souza Branquinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 11:26

como o amigo disse, teria problema se por acaso a função que voce tivesse alterado teria insalubridade..periculosidade..etc.. se por acaso nessa nova função não tiver nenhum provento diferente..nenhum tipo de gratificação. não terá problema com essa alteração de cargo não.

Priscila Fernandes

Priscila Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 11:32

Guilherme, obrigada!

Estava muito preocupada, quando, por exemplo, na época de aposentadoria o governo fosse checar documentação INSS com a carteira e ter conflito, ou até mesmo para liberar o FGTS ao verem que o código de cargo que foi depositado não bate com a carteira!!!!

Mas ok, fiquei aliviada agora.

Agradeço a ajuda de vocês.

Guilherme de Souza Branquinho

Guilherme de Souza Branquinho

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 25 setembro 2014 | 11:37

De qualquer maneira, eu entendo que..eles deveriam ter feito essa alteração de função em " anotações gerais " mostrando qual era o cargo antigo, e qual passou a ser o novo, com a data da mudança. na questão de FGTS nunca vi da problema pra sacar com essa divergencia.
Agora pra aposentar, eles são mais criteriosos...Pode ser que falem algo..se desse pra vc fazer essa correção na carteira entendo que seria melhor.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.