x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.402

Funcionário pediu demissão, como proceder no Sefip?

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 09:52

Bom dia pessoal,

eu sou MEI e eu mesmo sempre fiz toda a parte contábil relativa a funcionária, agora esta funcionária pediu demissão, ainda não tinha completado um ano na empresa então não foi preciso ir no sindicato.
Pelo que pesquisei só tenho que fazer os lançamentos no Sefip, eu encontrei o que devo fazer mas não tenho certeza se é isto então peço a ajuda de vocês.

Esta funcionária estava afastada em licença maternidade e com retorno programado para o dia 15/09, ela fez a carta de demissão no dia 16 (ficou como se tivesse trabalhado no dia 15), então no Sefip eu fiz o seguinte:

-criei uma nova movimentação com código 115 como sempre faço
-nas "Informações do movimento" em "movimentação sem 13º" coloquei R$26,17 que seria o salario correspondente ao dia 15
-nas "Informações Complementares" em compensações coloquei R$4,44 que é 17% do salário para compensar por como MEI pago 3% de previdência
-no funcionário criei uma nova movimentação com código J (Rescisão de contrato de trabalho por iniciativa do empregado) com data de 15/09/2014

Até ai acho que fiz tudo certo, ou não?
minha dúvida é onde eu devo deixar o funcionário, em "Recolhimento ao FGTS e declaração à previdência" como sempre foi, ou em "Declarações ao FGTS e declaração à previdência" ?

e depois de fazer isto vou enviar através do conectividade social, dai depois eu excluo este funcionário do Sefip?
E nos meses seguintes em que eu não tiver funcionário registrado devo todo mês enviar uma declaração sem movimento no Sefip?

Grato!

daniel.uramg

Daniel.uramg

Bronze DIVISÃO 3, Micro-Empresário
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 13:34

Mas no campo de data ele pede o "ultimo dia do vinculo", então preenchi dia 15, o dia de desligamento foi dia 16, não está certo?
e depois devo excluir este funcionário do Sefip?

obrigado

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 13:40

Daniel.uramg

tem que ser informado o ultimo dia trabalhado dele.
Apos a movimentação informada não vai mais aparece o funcionário, lembrando que se ele for o único funcionário e não tiver nada no próximo mês tem que informar a sem movimento.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.