x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 2.048

Salario Minimo - Registro

Pamella Carvalho

Pamella Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 14:42

Pessoal boa tarde.
Gostaria de uma orientação.
Uma empresa do escritorio quer por que quer registrar um funcionário (faz tudo) na empresa com salário minimo.
Até me questionou a respeito (para que serve o salario minimo? ) , já que se ele for registrado com salario minimo ele estara abaixo do piso do Sindicato.
Posso ou não posso registrar o cidadão com salario minimo ????
Me ajudem rs

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 14:47

Pamella Carvalho

SM quer apenas dizer que nenhum trabalhador pode ganhar menos que o valo vigente, o salario dela deve ir pelo da convenção coletiva.

Marcelo B. Sakamoto

Marcelo B. Sakamoto

Ouro DIVISÃO 3
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 14:48

Pamella Carvalho

Tem que verificar somente se tem sindicato da categoria, se tiver sindicato tem que registrar no piso da categoria.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 15:11

Informe o cliente que ele precisa registrar com o salário-base do sindicato. Caso ele registre com um valor menor, corre o risco do funcionário fazer uma denúncia perante o Ministério do Trabalho, o que vai ocasionar em uma fiscalização e até mesmo em uma multa pesada para a empresa, por se tratar de uma espécie de abuso do funcionário, por pagar menos do que o obrigatório.

Ariel Nogueira Vovchenco Junior

Virtude Assessoria Contábil
(11) 4238-5888
(11) 4238-9775
http://virtudecontabil.com.br/
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 26 setembro 2014 | 16:07

Pamella,

Exatamente o que o colega Ariel mencionou. O barato acaba saindo caro! rs
Quanto ao salario minimo, existe para bases do governo como pagamento de benefícios, e quando não existe piso para categoria (o que não é o caso).

Ressalvo tambem que alem do salario minimo federal, existes estados que aderem o piso estadual, nesse caso aqui em SP por exemplo, o salario minimo é 810,00 e não 724,00.




att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"
Bruno "

Bruno "

Ouro DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 anos Sábado | 27 setembro 2014 | 10:26

Pamella,
ela tem que entender que o "salário mínimo é o mínimo", mas se tem convenção estipulando valor maior devem respeitar.

Mas se ela insiste no valor abaixo do piso da categoria,
apenas deixe-a ciente das possíveis consequências, com isso ela faz como desejar.

· Apenas um leitor interessado na área de DP e Leis trabalhistas.

· Participe do grupo: Departamento Pessoal e Leis trabalhistas:
http://fb.com/groups/208126196031972

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.