x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 3.786

Conectividade Social - Tenho dois arquivos ".PRI"

Henrique Guths

Henrique Guths

Bronze DIVISÃO 1, Gerente
há 9 anos Sexta-Feira | 3 outubro 2014 | 19:54

Olá pessoal,

Sou novo por aqui, este é meu primeiro post. Me cadastrei, pois não achei exatamente uma resposta para minha dúvida. Segue:

- Tenho duas empresas MEI com 1 funcionário em cada uma delas;
- Preciso gerar as guias de FGTS e GPS deste funcionário;
- Ambas as empresas foi gerada a senha para a Conectividade Social (arquivo .PRI), feito na CEF;
- Consegui gerar as guias de FGTS e GPS pelo programa "SEFIP" do funcionário na empresa A e do funcionário na empresa B;

Agora para enviar os arquivos pelo programa "Conectividade Social", o certificado (arquivo .PRI) que está salvo é o da empresa A. Apesar de eu ter o certificado da empresa B também, os envios de ambas as empresas são feitos pelo certificado da empresa A.

* Está correto isso? Posso enviar as guias de ambas as empresas pelo mesmo certificado, ou preciso sempre alterar o certificado na hora de enviar?

Aproveitando o mesmo tópico para uma segunda pergunta que tem a ver o assunto:

* Caso eu venha a gerar as guias de uma terceira empresa, além das duas que eu já tenho gerado, preciso ir até a CEF novamente para emitir um novo arquivo ".PRI" desta empresa nova? Pois consigo enviar normalmente as guias pelo certificado que já tenho da empresa A.

Obrigado pela atenção!
Abraços.

JOSÉ NIVALDO DA SILVEIRA

José Nivaldo da Silveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 5 outubro 2014 | 15:49

Boa tarde Henrique,
Não conheço nenhuma determinação que vede o envio de SEFIP por outro certificado. Tanto é possível que você consegue fazer. Não conseguirá no caso de extrato para fins rescisório e movimentação do trabalhador, caso em que deverá acessar o conexão segura. Contudo, penso que o procedimento adequado é enviar através do certificado de cada empresa, apenas alterando o caminho do certificado .pri que você já tem.

Henrique Guths

Henrique Guths

Bronze DIVISÃO 1, Gerente
há 9 anos Segunda-Feira | 6 outubro 2014 | 08:38

Olá José,

Obrigado pelo retorno!

Vi em alguns tópicos que em caso de escritório de contabilidade, não é necessário ficar alterando o caminho do certificado, bastando o contador responsável ter uma autorização da empresa para eviar a SEFIP. No meu caso não consigo aplicar a mesma regra? Como devo proceder?

Ou por padrão todo escritório de contabilidade fica alterando o caminho do certificado .pri sempre que for enviar as guias de uma nova empresa?

JOSÉ NIVALDO DA SILVEIRA

José Nivaldo da Silveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 22:41

Olá Henrique,
Penso que a autorização que você cita, é para o conectividade social (procuração eletrônica para o certificado digital)
Como na situação mencionada usa-se o arquivo .pri, para você enviar as SEFIPs das empresas A,B e C, (como resposnável) você deveria ter o seu próprio arquivo .pri, desta forma não precisa ficar mudando o caminho do certificado/arquivo.

Att,

Henrique Guths

Henrique Guths

Bronze DIVISÃO 1, Gerente
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 08:41

Entendi! Muito obrigado pelas explicações.

Como não sei como fazer essa procuração eletrônica e conseguir um arquivo .pri para mim, vou alterar o caminho sempre que enviar, já que são apenas duas empresas. :D

Abraços!

Henrique Guths

Henrique Guths

Bronze DIVISÃO 1, Gerente
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 08:59

Willian,

Se puder disponibilizar eu agradeço! Caso seja muito complicado devo optar por não fazer, pois mudar o caminho da chave pri ao enviar parece ser mais fácil, já que eu tenho acesso as duas chaves. Mas não custa nada dar uma olhada!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 16 outubro 2014 | 09:13

Luciana e Henrique, para não precisar enviar o arquivo para ser anexo eu vou transcrever até de uma forma mais detalhada o procedimento:

Na caixa de seleção no canto direito (abaixo do sair), selecione Procuração > Outorgar procuração > em Dados do outorgado digite o CNPJ ou CPF do certificado que será usado para o acesso > selecione a opção desejada na caixa "Filtrar por serviço" (eu sempre deixo "Todos os serviços"), > se for esta sua opção clique no botão "Adicionar todos" > em seguida no botão Continuar > marque na primeira opção "Todos os poderes" e ela irá automaticamente marcar as restantes > clique novamente no botão Continuar > em seguida no botão "Aceitar" (confirme a senha ou a permissão do Java que possa aparecer na tela). em seguida basta imprimir a Procuração.

faz algum tempo que alguns colegas relatam problemas na parte final da procuração, mas basta fazer novas tentativas caso ocorra.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.