x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.144

GPS entre 10,00 e 28,99

Priscila Ludemann

Priscila Ludemann

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 8 outubro 2014 | 12:50

Boa tarde,

Antigamente o valor mínimo para recolhimento de uma GPS era de R$ 29,00.
Hoje esse valor é de R$ 10,00.
No entanto, o programa da SEFIP ainda considera a informação antiga e não gera guias cujos valores sejam entre 0 e 28,99.

Supondo que uma empresa deva mensalmente R$ 4,00 de INSS, eu espero acumular e pago os R$ 12,00 referente a competência de 3 meses.
Atualmente gerando a guia pelo próprio software da folha, ou poderia ser pelo site do dataprev.

Porém, como o SEFIP ainda está desatualizado, nesse 3º mês ela ainda não considerou que eu tenho que pagar esses 12 reais, e vai considerar apenas no 8º mês que eu devo R$ 32,00. Certo? Mas nesse 8º mês não haverá pagamento, pois nesse caso estou pagando a cada 3 meses.

Minhas dúvidas são:
Está correto eu gerar a guia fora da SEFIP para pagar esses 12 reais?
Se sim, como faço para que não fique com dívida na GFIP nesse 8º mês? Informo manualmente como compensação?
Tem algum outro procedimento nesses casos que minha GPS fique entre R$ 10,00 e R$ 28,99?

Desde já agradeço.

Neuza Strub

Neuza Strub

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 10 outubro 2014 | 09:52

Bom dia Priscila.

O meu programa de folha acumula automaticamente quando o valor da GPS fica inferior a 10,00, no teu caso acumularia até dar os 12,00. Porém mensalmente o SEFIP é informado o valor normal, ou seja os 4,00 mensais. Talves teu SEFIP esteja desatualizado por isso não aceita.

Priscila Ludemann

Priscila Ludemann

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 13 outubro 2014 | 12:47

Vânia,

Quanto ao recolhimento está ok, eu consigo emitir a guia pelo sistema de folha que utilizo.
A minha questão é que pagando assim vai dar diferença com o valor informado na SEFIP, pois na competência que exceder os 29 reais eu não vou ter recolhido esse valor. Minha dúvida é a respeito de como tem que ser feito pra sanar essa diferença.

Neuza,

O Valor da competência no SEFIP fica certo, me refiro ao pagamento mesmo.
Sobre SEFIP desatualizado, existe alguma versão mais recente que considere acima de 10 reais então?


Por exemplo, nesse caso que eu informei, ficaria assim:

INSS da competência:
jan R$ 4
fev R$ 4
mar R$ 4
abr R$ 4
mai R$ 4
jun R$ 4
jul R$ 4
ago R$ 4
set R$ 4
out R$ 4
nov R$ 4
dez R$ 4

Pagamento da GPS (quando acumula R$ 10)
mar R$ 12
jun R$ 12
set R$ 12
dez R$ 12

Dívida no SEFIP (acumulando acima de 29)
ago R$ 32

Nesse caso, de acordo com a SEFIP, eu estaria pagando a mais nos outros meses, mas no mês de agosto eu ficaria com uma 'dívida' de 32 reais.
Então como eu teria que fazer pra evitar isso? Informar compensação (R$12) nos meses posteriores ao pagamento da GPS? Ou no próprio mês de agosto (R$32)? Ou o sistema entenderia que os pagamentos a maior feitos nos meses mar jun set dez seriam referentes a isso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.