x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.045

SEFIP/Tomador de Serviço - Compensações

Joao Batista Silva

Joao Batista Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 15:37

Boa Tarde

Prezado Colegas

Estou com uma grande dificuldade, pois tenho um cliente que presta serviços a varias empresas, e na sua grande maioria há retenções de INSS, a questão é na SEFIP, cadastro os referidos Tomadores e vou alocando os funcionários e informando o valor da Retenção, o problema é quando vou executar a SEFIP e verifico nos relatórios que, em alguns tomadores não foram abatidos nenhum valor de INSS e em outros tomadores o valor foi abatido um valor superior ao informado. Para melhor entendimento foi exemplificar:

Tomador 01 = Valor Informado para Retenção R$ 1.000,00

Funcionários informados:
Funcionário 01 = R$ 1.519,00
Funcionário 02 = R$ 1.519,00.
Valor INSS Empregador: 20% =
Valor RatxFap = 3%
Valor INSS Empregado: 9%
Total: 32%
Valor do INSS: R$ 972,16
O certo seria aparecer: Valor Informado 1000,00, valor abatido 972,16 e valor a compensar: 27,84
Porém aparece informações que ficam incompromissível: Valor Informado 1000,00, valor abatido 2.500,00 e valor a compensar: - 1.500,00

Tomador 02 = Valor Informado para Retenção R$ 1.000,00

Funcionários informados:
Funcionário 01 = R$ 1.519,00
Funcionário 02 = R$ 1.519,00.
Valor INSS Empregador: 20% =
Valor RatxFap = 3%
Valor INSS Empregado: 9%
Total: 32%
Valor do INSS: R$ 972,16
O certo seria aparecer: Valor Informado 1000,00, valor abatido 0,00 e valor a compensar: 1000,00
Era para ser abatido o valor e não abate.

Então o relatório demonstra um saldo negativo em um Tomador e em outro nem abate o valor, diante de tal situação fica complicado para saber qual o saldo remanescente para importar para o mês seguinte.

Caso algum amigo, passou por situação similar, por favor me ajudem.

Desde já agradeço.

Att,

João Batista





Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 16:19

João Batista, isso acontece mesmo, também tenho casos assim quando faço GFIP de código 150. O importante é lançar corretamente as retenções nos respectivos tomadores. Como é gerada uma GPS única com o CNPJ da empresa, só tem de ser verificado se o valor total está correto. Eu faço um "controle em separado", identificando os valores para Previdência de cada tomador, sua retenção, e o valor líquido devido. No meu caso, normalmente as retenções são totalmente abatidas no mês, mas se ficassem um saldo a compensar, esse procedimento seria uma maneira de controlar o saldo para o mês seguinte ...

Danielle Rodrigues de Oliveira Cardoso

Danielle Rodrigues de Oliveira Cardoso

Bronze DIVISÃO 2, Analista Financeiro
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 17:11

Boa tarde João!

Trabalho com emissão de SEFIP emitida com informação de tomadores e alocação de colaboradores, quanto ao valor individual realmente acontece esta situação de não bater a informação de cada tomador, mas como o Marcio informou o principal é bater no relatório de compensação ( valor total retido - valor à compensar = valor à restituir).
Mas prestei a atenção em uma dúvida quanto a importação do saldo para o mês seguinte, pois nós emitimos a SEFIP mensalmente com estas retenções mas elas não acumulam- se nos relatórios da SEFIP para os meses seguintes.
Na verdade o ideal é que se mantenha este controle separadamente e verifique o prazo para solicitação de reembolso, isto você poderá verificar junto ao seu contador, mas pelo que sei demora alguns anos ou também você pode verificar a possibilidade de entrar com uma ação, informação esta que seu contador também poderá melhor orientá-lo.

Att,

Danielle Rodrigues

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.