x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 18

acessos 2.272

Licença maternidade

Hugo Rizzardi

Hugo Rizzardi

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 08:37

Bom dia, pesquisei no fórum mas não achei algo que tira-se minhas duvidas, fui no INSS da minha cidade e nem eles souberam responder, bem vamos a pergunta sou novo no ramo de Departamento Pessoal é a primeira vez que eu vou dar entrada em um salário maternidade gostaria de saber as seguintes duvidas:

Como dar entrada ( Li que tem que ser encaminhado ao INSS mas não tive minhas duvidas sanadas)
Esse encaminhamento será feito pela GFIP?
O pagamento será feito pela empresa ou seja a empresa será reembolsada ao final da licença maternidade

Informações adicionais

Empresa Privada
Funcionária ira entrar de licença esta semana

Fico no aguardo da ajuda de vocês e muito obrigado, está é a primeira vez que venho ao portal e não consigo esclarecer minhas duvidas.

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 08:44

Hugo;

A funcionária deverá ter um atestado médico indicando o início do salário maternidade.

Após o atestado em mãos, a empresa basta lançar no sistema da folha de pagamento o afastamento, que automaticamente será exportado para a SEFIP.

A empresa ´´pagará´´ a funcionárias os salários referentes ao período de afastamento, porém deverá ser compensado esses valores na guia de INSS mensal da empresa.

Só é preciso agendar perícia no caso de empregados facultativos, individuais ou domésticas.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador
Victor C. Gabriel

Victor C. Gabriel

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 10 novembro 2014 | 08:50

Hugo,

Precisamos saber se é um empregado individual ( Para fins de maternidade, pro labore é reconhecido com o individual ).