x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 863

Recolhimento de INSS não localizado

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 12:34

Pessoal, o trabalhador teve recolhimento de INSS durante 18 meses, sendo que neste intervalo aconteceram de ficar um ou dois meses no máximo sem recolhimento, pois o mesmo estava realizando perícias. O fato é que de recolhimento, com base nas gfip's, ele tem 18 contribuições.

Possui categoria 01, é empregado.

Atualmente está afastado há mais de dois anos, e não conseguiu o benefício porque o INSS alega que sua doença teve início antes de ter atingido a qualidade de segurado. Acontece que hoje solicitei um extrato previdenciário e agora que tal documento chegou em minhas mãos vejo que não consta nenhum dos 18 meses contribuídos para ele.

Como proceder nesse caso? O extrato aparenta estar completo, ou seja, possui todos os vínculos que ele já teve. Só não lista mesmo o vínculo atual. Ele só possui um número de PIS.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 12:46

Olá Vinicius

Existe a possibilidade das GFIPS terem sido transmitidas para um PIS que não é dele.
Para corrigir, a retransmissão das GFIPS na modalidade 9 para todos empregados do movimento resolverá o problema.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 13:25

Já verifiquei esta possibilidade Vânia, e as gfip's contém o número de PIS correto.

Um detalhe que não citei anteriormente, mas acredito que isto não afeta em nada a situação, é que trata-se de uma empresa de construção civil que trabalha com empreitada total.

Então os trabalhadores são alocados a determinadas obras, depois acontece a compensação de retenção efetuada sobre a nota. Quando não há retenção, o INSS é recolhido no código 2208. Este código para todas as obras (cei) que faturam naquele mês, uma guia por obra logicamente.

Tal empresa está em dia com a cnd previdenciária, o que comprova que as gfip's estão "caindo" corretamente.

Vinicius

Vinicius

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 13:48

Sim Vânia, estão corretas.

Agora veja mais um detalhe que fique sabendo agora cedo, conversando com familiares deste trabalhador e me disseram que mesmo sabendo que ele não teria direito ao benefício, após a empresa suspender os recolhimentos eles começaram a fazer direto no carnê (contribuinte individual) usando o mesmo PIS (aliás a única inscrição que possui) e no extrato previdenciário também não consta estes recolhimentos feitos no carnê.

Não consigo entender o que pode ter acontecido.

Obs.: o extrato previdenciário é atual logicamente.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 14:00

Vinicius a única explicação que vejo é dos recolhimentos estarem indo para o identificador errado.
Ele não teria dois números?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Dirceu R. Q. de Moura

Dirceu R. Q. de Moura

Bronze DIVISÃO 5, Chefe Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 14:22

Boa tarde,

Vinicius, seria interessante você ir ao site do INSS e tentar fazer a inscrição dele novamente utilizando os dados completos do trabalhador e então você terá a certeza absoluta pois irá te fornecer o número que realmente esta sendo usado pelo INSS e se tem alguém utilizando este número que você esta tentando utilizar para este trabalhador.

É procedimento comum e muito utilizado pela Caixa e demais órgãos que manipulam o PIS fazerem a conversão de número de PIS e sempre que isto acontece deve estar atento para efetuar as devidas atualizações também para o NIS.

Att.:

Jorge Fernando

Jorge Fernando

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 14:44

Tive um problema com um cliente nosso e não consta muitos recolhimentos no PIS dele, depois de muita procura acharam no INSS os recolhimentos dele, estava no PIS de outra pessoa com nome muito parecido com o dele, na época o INSS pediu pra retransmitir todas as GFIPs com o PIS dele novamente e aguardar 10 dias úteis pra retornar no INSS, quando ele voltou já estava todos os recolhimentos no PIS dele.

Jorge Fernando
Analista de RH

"A integridade dispensa as regras"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.