x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 807

13° quando já foi pago integral anteriormente

Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 17:39

Boa tarde,

Uma empresa pagou (a pedido do funcionário) o valor integral do 13° a que ele tinha direito em abril, ou seja, 4 avos. Agora estou gerando os adiantamentos de 13º e ele teria direito aos demais avos e diferença salarial. Porém o meu sistema não calculou, disse que já havia sido pago. Simulei até dezembro, e ele paga somente no final do mês como complemento, com todos os valores corretos. Neste caso, como proceder? Eu pago somente no fim do mês de dezembro este complemento ou faço um recibo por fora do sistema e pago junto com os demais funcionários a parte que seria de adiantamento?

Desde já agradeço a atenção dos colegas.

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 14 novembro 2014 | 20:23

Boa noite Fernanda

Ele já recebeu a 1° parcela do décimo terceiro salário. A 2° parcela em dezembro e a empresa deve recolher INSS sobre o total .

OBS: O FGTS é recolhido imediatamente neste caso citado junto com a folha de pagamento de abril.

Espero ter ajudado

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
Fernanda Lopes

Fernanda Lopes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 14:31

Boa tarde, Anya

Na verdade o valor pago inicialmente não foi a primeira parcela, foi integral ref. ao período que ele tinha direito; o funcionário foi admitido em janeiro, em abril ele teria 4 avos, foram pagos 4 avos e não 2 (como seria na antecipação). Por conta disso, o meu sistema acabou gerando o tal complemento. Por isso a minha dúvida, se devo pagar o tal complemento no final do ano, ou se ajusto alguma coisa pra pagar agora pra ele...

A melhor forma de agradecer pelo auxílio recebido é ajudar alguém com o que você sabe. Pratique isso, todos temos conhecimentos a compartilhar.
Bruno Ramos

Bruno Ramos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 17 novembro 2014 | 14:48

Fernanda Lopes,

Não aconselhável a antecipação de 1° Parcela de 13° (salvo CCT) muito menos antecipação de valor proporcional, como no caso foi feito.

Dessa forma, terá de ser apurado integralmente ou a empresa pode a vir a ter problemas mediante uma fiscalização, ou menos na hora de homologar.

att,

Bruno Ramos

"Ninguém Nunca Muda!
Apenas Conseguem Disfarçar Por Um Tempo"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.