x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 1.277

Valor pró-labore

Carina Dias

Carina Dias

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 16:00

Boa tarde a todos os colegas do Fórum ! Por favor , preciso de uma orientação...

Os sócios da empresa vão começar a recolher o INSS de pró-labore =

Espero que os colegas entendam o que estou questionando....


"Qual é lado negativo de se optar por ter um pro-labore de um salário mínimo por ex? "

Vejo da forma seguinte = é a renda que o sócio vai comprovar (sendo assim , se não for uma renda compatível , este ficará sujeito a não conseguir realizar empréstimos em bancos , mesmo renda para comprar em lojas , etc...)

Acredito que : se o sócio (puder logicamente) , optar por receber (formalmente) um pró-labore de maior valor que o salário mínimo , isso virá beneficiá-lo....

O que me dizem os colegas?Agradeço a orientação.

Carina Dias.
Contabilidade
[email protected]
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 16:12

Carina Dias, seu raciocínio está correto, infelizmente os pró-labores são jogados a esse valor mínimo que não comprovam nada, poucos tem a mentalidade de ter um valor maior, sem contar os devidos benefícios, por exemplo, perante ao INSS, alguma invalidez, doença.

Aqui procuramos no começo realmente deixar o mínimo e gradativamente ir conversando com o sócio-administrador para ir aumentando, mostrando os benefícios que o mesmo tem no aumento, para chegar até um valor que não encareça no bolso e que seja satisfatório.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Joel Pereira Nascimento

Joel Pereira Nascimento

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 16:16

Carina Dias o maior maleficio em optar por um baixo recolhimento de INSS sob pró-labore é a discrepância entre o que ganha um sócio da empresa e um colaborador, como explicar a receita o fato de um proprietário que exerce função estratégica na empresa ganha menos do que um assistente administrativo? Fora o fato de que nunca se deve enxergar o INSS como imposto, ele é uma previdência, quem não recolhe o teto pode fazê-lo e um dia colherá os frutos disso.
Geralmente um empresário tem boa renda e bens, seria muito incoerente uma pessoa ter por exemplo 3 ou 4 casas, 2 carros, escola particular dos filhos entre outros gastos comprovados e recolher sob salario minimo, afinal, de onde vem essa renda questionaria a Receita em uma eventual malha fina.

"A administração é feita tomando-se decisão e vendo se essas decisões estão sendo implementadas."
Harold Geneen
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 16:18

Boa tarde pessoal,

Temos uma empresa que tem dois sócios...

Sócio A não quer fazer retirada de pro-labore e quer fazer a retirada em nome do sócio B.

Acontece que o sócio B é funcionário publico do estado de SP


Pode fazer retirada em nome do sócio B mesmo sendo funcionário publico estadual ????

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 21 novembro 2014 | 16:25

Joel Pereira Nascimento ,

Minha conclusão foi a mesma que a sua...

Pesquisei mas não consegui achar uma lei que fala sobre isso, sabe se tem uma lei que fale sobre isso, se tiver me passe pra eu enviar ao nosso cliente... Por favor!


Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.