x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.129

Assinar carteira de trabalho

Diego Pessoa

Diego Pessoa

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 09:37

Bom dia amigos(a)
Estou com o seguinte impasse, estou para assinar a carteira de trabalho de um funcionário como motorista de caminhão. Só que a firma onde ele trabalhava, tem 2 anos de casa, esta com grandes problemas financeiros, não paga os funcionários em dia, alguns não recebem ou quando recebe é picado e sempre falta. Os colaboradores dessa empresa estão a mais de um mês sem trabalhar devido esse problema financeiro, ele trabalhava geralmente a noite transportando pacientes para outras cidades e só assinava o ponto quando tinha viagem agendada e não trabalhava todos os dias.
Só que o dono da empresa não autoriza o escritório fazer a rescisão dele e também não acha ele pra solicitar a demissão. Ele não autoriza a rescisão por falta de dinheiro.
A questão é a seguinte eu posso assinar a carteira dele para trabalhar pra mim sem o a outra empresa ter dado baixa na carteira dele (ressalto que ele não esta tendo serviços na outra empresa mais nesses período de 1 mês e pouco, estava ficando em casa)? Como ele pode dar baixa na carteira dele sem ter que depender da outra empresa, ir no sindicato consegue resolver? Quais os riscos que eu e ele corremos caso eu assine a carteira dele sem ter dado baixa na outra empresa?
Desde já, obrigado a todos!

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 10:01

Diego Pessoa, Bom Dia

Primeiramente é extremamente aconselhável ele entrar com ação trabalhista para formalizar sua rescisão de contrato, pois a empresa pode agir de má fé e prejudica-lo de alguma forma, já que não está cumprindo com suas obrigações.

A empresa que comete falta grave, violando suas obrigações legais e contratuais em relação ao empregado, gera a este, o direito de pleitear a despedida indireta, com justo motivo.

Em relação a admissão, poderá fazer sem problemas, não tem necessidade de esperar a formalização do desligamento.

Att

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 2 dezembro 2014 | 11:00

Romulo da Silva Chaves, Bom dia

Não compreendi direito sua pergunta.

Att

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.