x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 9.325

tabela INSS e férias janeiro/2015

pereira

Pereira

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar C.P.D.
há 9 anos Sábado | 6 dezembro 2014 | 14:48

Prezados Senhores,

Com a aproximação de fim de ano, ficamos na expectativa da divulgação da nova tabela do INSS, que não sai antes do dia 10 de janeiro/2015.

Pois bem o meu problema é que tenho que pagar as férias de janeiro/2015 inclusive de professores, dois dias antes do começo destas, que vai dar no fim de dezembro/2014, gostaria da opinião dos consultores de como proceder, nosso regime é CLT, no RH, acredito que rodar a folha de férias com a tabela sem o reajuste para competência janeiro/2015, não teremos grandes problemas, pois podemos gerar uma GFIP com a tabela vigente, e depois já corrigida a tabela, ver quem pagou ou menos e lançar na folha de pagamento seguinte, penso que pode ser o correto, por favor me corrigir, se estiver errado.

Já na contabilidade, como eu faria isto, pois minha folha vai esta feita com a tabela antiga, não vai bater com a guia no fim de janeiro/2015, pois a folha de férias foi com a tabela antiga, quando do fechamento da GFIP este já vai esta com a tabela nova de janeiro/2015, tenho que criar uma conta para pagar mais se for o caso, já que vou ter que fazer um a um para ver a diferença, pago a guia da GFIP, e no mês de fevereiro como reaver o dinheiro que possivelmente foi pago a mais pela pela instituição( prefeitura). quais contas preciso abrir, primeiro porque a guia será maior, do que vai esta na contabilidade pela folha pois na grande maioria que estarão de férias pagam o teto, e depois com reaver aos cofres públicos este dinheiro.



um abraço

Pereira

Daniela Manchein

Daniela Manchein

Prata DIVISÃO 2, Analista
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 10:14

Pereira,

Quando se calcula o INSS na folha de férias, este é apenas uma previsão do desconto, porque existem vários motivos além da mudança da tabela que podem fazer com que o valor mude ao calcula-lo novamente na folha normal (mudança da faixa de contribuição por exemplo), pois o INSS é apurado pela folha mensal.

Além do INSS o valor das férias também pode mudar ao transitar na folha mensal (reajuste por exemplo), então será necessário contabilizar esta diferença.

Daniela Thewis Manchein
Analista de RH

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.