x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 8.074

Funcionário nunca trabalhou na empresa

Viviane Soares

Viviane Soares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 08:32

Bom dia,

Recebi um comunicado do MTE informando que uma pessoa de outra cidade esta tentando sacar o FGTS por ficar 3 anos sem registro e quando foi sacar não conseguiu pois aparece vinculo com a empresa. Essa pessoa nunca trabalhou na empresa, e aparece com data de admissão de 01/01/2009 com um único recolhimento de fgts e inss em 08/2009.
Como faço para excluir este vinculo já que o funcionário nunca trabalhou para nossa empresa?

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 08:44

Ola,

Compareça até uma agencia da CEF, explique a situação inusitada e solicite informações.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 09:02

Bom dia!

Prezada Viviane Soares,

Primeiramente você deve verificar se o PIS desta pessoa não esta nos sistemas de vocês com registro de outro funcionário, se tiver você faz uma RDT retificando o PIS, retifica o CAGED e a GFIP.
Se não tiver ninguém com este PIS será mais trabalhoso, você terá que fazer uma RDF (Retificação com Devolução de FGTS) pedindo a exclusão deste PIS e da mesma forma, retificar o CAGED e a GFIP se for necessário.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Att.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

Viviane Soares

Viviane Soares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 09:20

Obrigada Willian,

No caso já verifiquei não esta no registro de nenhuma outra pessoa. Fiz o Download da RDF mas não encontrei o campo onde eu peço a exclusão deste PIS, será que se eu pedir a exclusão vai deixar de existir vinculo para ele que é o que ele precisa?

Viviane Soares

Viviane Soares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 09:28

O problema é que a empresa mudou de contador varias vezes, e não temos informação nenhuma da época para conseguir retificar a sefip.
A unica coisa que a empresa tem é uma RE salva em PDF.

Preciso que para ele não apareça vinculo com a empresa, para que ele possa sacar o FGTS por estar sem emprego a mais de 3 anos.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Quarta-Feira | 10 dezembro 2014 | 10:09

Bom dia!
O que eu estou achando estranho é que não tem o PIS dele em nenhum cadastro da empresa.. mas pode ser que na época tenha sim, um ex-contador colocado o Pis dele para poder transmitir um CAGED e SEFIP e depois excluir o mesmo.. por isso a Viviane não tem essa informação.

Aqui na empresa aconteceu algo inusitado! o FGTS atual de uma funcionária foi sacado por uma pessoa em outro Estado, sendo que ela continua ativa na empresa... Nem a CEF conseguiu explicar como conseguiram isso (provavelmente, na fala deles, uma quadrilha especializada)....


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.