x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 41.957

Desconto de horas por esquecer de marcar o ponto e não avisa

Patricia Bastos Dawidiuk

Patricia Bastos Dawidiuk

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 10:45

Olá gente,
Sou nova na área e gostaria de tirar uma dúvida com vocês!
Na empresa em que estou, alguns funcionários esquecem de marcar o ponto e não me avisam, quando faço o fechamento da folha de ponto fico correndo atrás de câmeras para ver se os mesmos chegaram no horário.
Quero mudar isso, e a pergunta é posso descontar pelo menos 1 hora do seu dia de trabalho por conta desse incidente juntamente com uma aplicação de advertência?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 12:05

Patricia, bom dia.
Advertência sim, descontar não.

http://www.silvestrin.com.br/silvestrin/cartao-de-ponto/


A legislação entende que e dever do empregador conferir o cartão de ponto.
Eu, por exemplo, semanalmente emito um relatório onde consta os cartões (falta, marcação em duplicidade, falta de marcação(entrada/saída)), de depois faço a manutenção.
Aqueles com duplicidade, cancelo a segunda marcação.
Aqueles que consta falta de marcação (na entrada ou na saída), envio relatório ao chefe da área para que o mesmo possa justificar, na reincidência e aplicado advertência.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 11 dezembro 2014 | 12:36

Patricia, eu trabalho da seguinte forma;
- Eu analiso sempre o empregado(a);
- Se a falta(esquecimento) for frequente, então envio relatório ao superior (do empregado) com cópia ao gerente do rh, mencionando nesse relatório os dias que o mesmo esqueceu de apontar o cartão e avisando que na proxima será advertido por escrito.
Agora cabe ao gerente do rh se irá ou não advertir ou suspender o empregado, haja visto que essa decisão cabe ao gerente do rh.


A suspensão não é remunerada, na maioria a suspensão e de três dias, onde o mesmo perde também o dsr, influenciando também nas férias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.