x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 78

acessos 24.794

GPS - Décimo terceiro salário em atraso

Garibaldi

Garibaldi

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 15:12

Boa tarde!

Realmente ninguém esta conseguindo gerar a GPS referente ao 13º pois o site da previdência esta com problemas
porem não tem previsão para a correção do erro, esta e uma informação passada pela área técnica do DATAPREV
ou seja temos que ir tentando e continuar aguardando ate que o problema seja solucionado.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 15:20

Para conseguir emitir a guia deve-se colocar o vencimento em 2015, para 02/01/2015 a guia ja é emitida, porem se colocar 30/12/2014 da erro.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Viviane Cristina

Viviane Cristina

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 16:38

Olá pessoal , também não estava conseguindo gerar a GPS em atraso, no dia de hoje fiz o calculo da multa e preenchi manualmente, com o mesmo codigo de pagto 1600 e a casa Loterica aceitou normalmente mesmo sem o código de barra.

Reginaldo

Reginaldo

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 17:03

Não consegui, não tenho a minima ideia estou com duas guias aqui domesticas para recalcular,
tentei pelo alterdata e não consegui.
já coloquei todas as datas possíveis de vencimento e nada.

mirela malavazi

Mirela Malavazi

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 17:13

Reginaldo.. .

O único jeito que conseguimos fazer foi o cálculo manualmente.

Vá na página 2 deste tópico.. . comentário da Drianny é o 4º de baixo para cima.. .
Lá tem um exemplo para cálculo da multa.. .

KATIA DE SOUZA MOURA

Katia de Souza Moura

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 23:43

Olá, pessoal.

Também tive o mesmo problema já relatado pelas pessoas. Por problema de saúde, acabei esquecendo de pagar a parcela relativa ao INSS do 13° salário. Tentei ontem e hoje também não consegui. Fiquei com medo de calcular o valor de eventual juro ou multa no atraso do pagamento, até que, lendo cuidadosamente as respostas e realizando pesquisas paralelas, inclusive no próprio site, fiz o seguinte:

a) tentei gerar guia para pagamento em 02/01/2015, porém, diferentemente do que as pessoas falaram aqui, eu não tinha como alterar a data do cálculo (que já constava no sistema, sem possibilidade de alteração) o dia de hoje (23/12/2014) e, assim como alguém falou aqui, A DATA DEVERIA SER A MESMA DAQUELA DO CÁLCULO (ou seja, hoje, e não o dia 01);

b) Solução: 1° PASSO - Se eu fosse pagar amanhã a previdência relativa ao mês de novembro/14 estaria em atraso do mesmo modo, certo? Então, como o site da Previdência só está dando problema para a contribuição para o 13º salário, gerei o cálculo como se fosse pagar NOVEMBRO. Observem que dentro do próprio mês NÃO É COBRADA A MULTA, MAS APENAS OS JUROS REFRENTES A 04 (quadro) dias (exemplo que eu dei - pagamento no dia 24/12/2014);

2º PASSO - De posse da CERTEZA de como é o cálculo da contribuição relativa ao 13º salário, fui ao site do meu banco (no caso, Banco do Brasil);

3° PASSO - Acessei a opção de realização de pagamento da GPS SEM CODIGO DE BARRAS!!!!!

4° PASSO - Preenchi todos os seguintes campos:

a) Código do pagamento,
b) Competência: (mês/ano) (13/2014),
c) Data do pagamento (24/12/2014), (ou a dtata que for pagar efetivamente)
d) Identificador,
e) Valor da Contribuição,
f) Valor de outras entidades (para doméstico não preenche o campo);
g) Atualização monetária/Multa/Juros.
h) Total (preenchimento automático após preenchimento dos campos anteriores).

Paguei assim. Tenho o comprovante, muito embora não tenha gerado a guia.

Veja se outros bancos dão essa opção.

Espero ter contribuído e obrigada pelas respostas anteriores que me serviram para eu conseguir fazer esse procedimento.

Abraços,

Kátia

AUGUSTO VINÍCIUS DO NASCIMENTO NORONHA

Augusto Vinícius do Nascimento Noronha

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 10:51

Bom dia pessoal.

Já estou conseguindo gerar a GPS do 13º. Ela sai como competência 12/2014 com a 13/2014 nas observações de competências consolidadas. Porém, estou com uma dúvida. E a competência 12/2014? Eu gero uma GPS 12/2014 somada com a 13/2014? Eu gero separadas? Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço.

Abraços.

Att,

Vinícius Noronha.
Nathalia Nobrega

Nathalia Nobrega

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 15:08

Boa tarde!
Eu gerei as guias separadas, uma 12/2014 e outra 13/2014.
Como sou nova nessa área de DP não sei se pode gerar as duas juntas, também gostaria de saber rs
Consegui também atualizar a guia 13/2014, o site voltou!

Nathalia Nobrega
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 16:39

Augusto, boa tarde. O "normal" é gerar a GPS 12/2014, cujo vencimento é 15/01/2015, em separado, já que não está atrasada.
Ou descarte a GPS emitida e faça uma nova com as competências 12 e 13, que será gerada uma guia só, já que uma das competências já venceu.
Eu prefiro guias separadas, fica mais fácil de controlar ...

LEONARDO FERNANDES

Leonardo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 10:57

Alguém já gerou o SEFIP de 13º com GPS paga em atraso?

Ao gerar o SEFIP a multa e os juros ficaram diferentes em relação ao cálculo realizado pelo sistema da receita federal quando gerei a GPS, apesar de já ter atualizado o SEFIP com as tabelas dos índices de recolhimento em atraso do INSS disponibilizada no site da CEF para 01/2015...

Tuany Alessandra

Tuany Alessandra

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:09

Bom dia pessoal

É a primeira vez que faço essa competência 13 e estou mais perdida que tudo, meu superior havia me informado que o vencimento da competência 13 seria dia 20/01/2015. Então nesse exato momento finalizei, fui passar pra ele conferir ele me diz q não sabe quando é o vencimento porque ele não sabe :(.

Dei uma pesquisada e vi que o vencimento dela foi dia 19/12/2014.

li os post acima, pelo que entendi deverá ser feito aquele recalculo de GPS da competência 13 ( igual é feito com qualquer INSS mensal em atraso)

estou certa?

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:31

Isso mesmo Tuany... Você entra no site Sal Web e faz o recalculo informando a competência 13/2014... Você já fez a SEFIP 13/2014? Lembra que é preciso enviar também...

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
LEONARDO FERNANDES

Leonardo Fernandes

Iniciante DIVISÃO 3
há 9 anos Quinta-Feira | 15 janeiro 2015 | 11:53

Em relação ao SEFIP da competência 13, quando a GPS é paga em atraso,

"a opção PREVIDÊNCIA SOCIAL – em atraso, do SEFIP (na abertura do movimento) não deve ser utilizada. A GPS gerada pelo SEFIP deve ser desprezada e calculada manualmente, considerando a nova data prevista pela MP nº 447 e a incidência de multa e juros previstos pela MP nº 449 . "

Fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/Sefip.htm

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.