x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.138

Salário Maternidade

VANESSA ELISA DE AZEVEDO SOUZA

Vanessa Elisa de Azevedo Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 26 dezembro 2014 | 20:24

Boa Noite!!! Irei fazer 3 meses de carteira ensinada, sendo que descobri que estava grávida 2 meses após terem assinado minha carteira, gostaria de saber se eu pedir demissão poderei solicitar a licença maternidade quando meu bebê nascer? Ou terei que ter mais meses de contribuição para poder ter direito?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 9 anos Sábado | 27 dezembro 2014 | 16:12

Vanessa, se você continuar no trabalho obviamente terá direito ao salario maternidade, que será pago pela empresa.
Agora se você pedir demissão, terá que ter no mínimo 10 contribuições antes do nascimento da criança e terá que contribuir ate o nascimento da criança.
Fazendo as contas (03 meses de empresa) + (07 meses de gestação, já deduzido os dois meses) = 10 meses, nesse caso você poderá até não ter o direito, sugiro então que antes de solicitar a demissão, agende pelo telefone 135 uma consulta no INSS, eles irão checar/consultar seus dados, e irão te orientar, assim você terá uma posição exata.

para ter uma ideia acesse o link abaixo;

http://www.sato.adm.br/guiadp/paginas/paral_benef_prev_social_sal_mat.htm

Rafael Soares

Rafael Soares

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Domingo | 28 dezembro 2014 | 22:14

Essa é uma situação até complexa.

O prazo de carência pode até ser reduzido em algumas situações. Parto prematuro é um exemplo.

Caso realmente tenha interesse em se desligar da empresa, sugiro que, conforme aconselhou Carlos Alberto, vá até uma agência do INSS para ter uma posição oficial acerca das contribuições efetivas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.