x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 9

acessos 5.739

Retificação SEFIP

JOEL DE SANTANA

Joel de Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 14:38

Pessoal, em dez/04 fiz a SEFIP informando os valores do mês 12/04 e 13.salário, e paguei a GPS comp. 12/04 e 13/04 nos prazos corretos. Ocorre que no INSS consta a soma dos 02 débitos (valores) declarados na SEFIP, considerando penas o pgto da GPS mes 12/04, e deixando com isso um saldo a pagar, o qual se encontra pago na GPS 13/04. Por outro lado não consta a SEFIP 13/04, constando apenas a GPS 13/04. O INSS está cobrando-me a diferença do mês 12/04 entre o declarado e o efetivamente pago na GPS 12/04, na qual necessito fazer uma retificação para regulrizar e retirar a CND. Com isso preciso fazer a retificação do mês 12/04 e informar uma nova SEFIP 13/04? Quais códigos e modalidades usarei nas duas SEFIPs? A tabela do INSS na época era outra, com isso posso utilizar a versão atual da SEFIP 8.3 para fazer a retificação ou devo baixar a versão da SEFIP (6.3) da época para fazer o trabalho? Sou usuário iniciante e agradeço as ajudas.

Joel
JOÃO DO CARMO VERONESI

João do Carmo Veronesi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 21:18

Até 2004 o 13. salário era informado na mesma competência 12; já em 2005 passou a ser exigido uma SEFIP competências 12/2005 e outra competência 13/2005

Qualquer informação retroativa via SEFIP tem que ser informada com a versão atual; se você for lá em exibir tabelas, verá que tem o histórico das tabelas desde 06/1998

Na minha opinião você deverá proceder da mesma forma que na competência 12/2007 e 13/2007.

Se não for muitos empregados, faça um teste e veja qual o débito que ele apura para cada competência !

Tolo do homem que se julga dono da verdade
JOEL DE SANTANA

Joel de Santana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 22:19

João, Boa Noite.......

Na sua opinião devo fazer uma SEFIP p/comp. 12/04 e outra p/ comp. 13/04? Como vc mesmo escreveu até 2004 o 13.salário era informado na mesma comp. 12, não haverá problemas se eu desmembrar as competências p/ retificá-las?

Sds!

Joel
elisangela antunes da veiga

Elisangela Antunes da Veiga

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 28 abril 2008 | 16:35

caro amigo!

atualmente é uma pratica normal o inss solicitar retificação de gfips de 13 salarios mesmo em epocas que nao era obrigatorio a separacao das guias da comp 12 e da comp 13 separadas,se vc nao tem o back-up da epoca(que as vezes nem exporta para a versao 8.3 corretamente)se vc tem a re impressa da epoca digite manualmente apenas os valores da comp. 13/2004 na sefip 8,3,nao esqueca de usar a modalidade 9,

grata

Lourdes Sampaio

Lourdes Sampaio

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 16:21

Preciso retificar a Sefip de Dez e 13º salário/2010, pelo motivo de pagamento de diferença de 13º salário agora no mês de Maio/2011 de um
funcionário.
Os colegas poderiam me orientar?

Atenciosamente,


Lourdes Sampaio

WASNEY COSTA NOLASCO

Wasney Costa Nolasco

Bronze DIVISÃO 5, Estagiário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 23 setembro 2011 | 19:13

Bom noite, caros colegas ....

Estou fazendo uma sefip complementar por que fui notificado pelo Ministério do Trabalho,e faço a sefip pelo programa Domínio ele já gera para mim as informações corretas só que estou tentando entender os valores pois foram horas extras que o fiscal cobrou, quando o programa gera os valores aparece o campo com Base de Calculo da Previdência Social esse valor é soma do salario + horas extras ... então será calculados referente ao salario so que, por ser uma guia complementar deveria só pagar a hora extra eu fazendo isso aparece uma mensagem de erro que o valor tem que ser maior deveria ter a base só para a hora extra já paguei antes o valor do salario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.